Nossa vida e lar multifuncionais

Pare e pense: quantos papéis você assume todos os dias? Filho, às vezes pai ou mãe, estudante, funcionário/chefe, namorado (a), amigo (a) fiel. Tudo isso em uma só pessoa. Agora, acrescente isso tudo na correria do dia-a-dia. Quer saber? Melhor não parar para pensar, senão desanima.

Seguindo a mesma tendência corrida e prática, as casas de hoje estão tendo que se adaptar da mesma maneira. Já explico. Pense na planta da casa de seus avós. Acertei se existia ou existe sala de jantar, sala de TV, sala de estar, área de serviço, lavabo, banheiro social, suíte, etc? Pode até ser que todos esses itens não entrem, mas garanto que pelo menos três desses apareceram.

Hoje em dia, a menos que você tenha a chance e a grana de construir uma casa do seu jeito, com o espaço que você deseja, as opções que te restam são os chamados “apertamentos”. Apês com espaços cada vez menores que te obrigam a ter um lar mais prático e multifuncional. Costumamos ver em anúncios de imóveis “sala dois ambientes”, que nada mais é que uma sala comprida que tem que ser sala de jantar/TV/estar.

Por isso, hoje selecionei alguns ambientes que prometem cumprir essa multifuncionalidade sem perder o charme.

![Sala Multifuncional](/content/images/2014/10/Imagem-1.jpg)
Seja uma **sala** ou até mesmo um quarto que esteja sobrando, dá para arrumar um canto para uma mesa de estudo bem descolada no mesmo ambiente onde você assiste TV, por exemplo. Se o sofá for sofá-cama, ainda acomoda visitas. O baú como mesa de centro ainda serve para guardar roupa de cama para esses convidados durante o sleepover. Amay!
![Decoração Sala Multifuncional](/content/images/2014/10/Imagem-2.jpg)
A regra básica para cômodos pequenos e **multifuncionais** é não desperdiçar espaço. Nesse ambiente aí, que parece ser uma copa com cozinha, o morador aproveitou um vão para usar como um espaço para o computador. Mas o mais interessante nisso tudo foi a mistura de temperos em uma prateleira e livros na de outra. Esse soube fazer essa junção com muito charme e coerência.
![Cozinha Americana Decoração](/content/images/2014/10/Imagem-3333.jpg)
Para quem não costuma receber muitos amigos ou não faz muitas refeições em casa, acho a ausência da mesa uma boa opção. Assim, você elimina a necessidade do lugar da mesa de jantar, deixando espaço para coisas que você dá mais valor, como por exemplo uma estante grande de livros ou um sofá maior. A solução encontrada pelo morador foi criar uma bancada mais baixa da bancada da **cozinha americana**.
![Sala de Jantar Pequena Decoração](/content/images/2014/10/Imagem-4.jpg)
Esse exemplo é muito especial. Porque por mais que hoje vejamos tudo no mesmo lugar: sofá, mesa de jantar e cozinha; tudo é muito bem delimitado. Esse morador misturou tudo com vontade. Fez do sofá por vezes, assentos para a mesa das refeições. Vai só assistir TV? Arraste a mesa para o canto e você terá só duas cadeiras; fazendo uma super economia de espaço. Se optar por essa solução, fique atento às alturas da mesa e do sofá. Elas terão de ser compatíveis.
![Cozinha Pequena Decoração](/content/images/2014/10/Imagem-5.jpg)
E por último, essa delícia de lugar. Não sei se vocês vão concordar comigo, mas cozinha americana tá começando a ficar batido. Claro, é prática e **economiza espaço**. Mas e se ao invés daquela bancadinha dividindo os ambientes, você criar um espaço totalmente aberto sem delimitações? Onde a mesa das refeições está na cozinha ao mesmo tempo que está na sala. Eu particularmente acho super aconchegante por lembrar a diposição de lofts e imaginar reuniõezinhas com amigos espalhados por toda área social da casa.

E aí? Qual solução você já encontrou para otimizar espaço em casa? Alguma dessas de cima foi de alguma ajuda?