Loja

Séries dos anos 90: veja quais merecem reprise!


• 9 mins de leitura
Séries dos anos 90: veja quais merecem reprise!

Para quem não abre mão de assistir a uma boa série nas horas vagas, revisitar as séries dos anos 90 – ou conhecê-las, em alguns casos – pode ser uma forma de renovar o passatempo.

Afinal, lá atrás, já tínhamos acesso a produções icônicas e marcantes que, mesmo sem os grandes efeitos especiais de hoje em dia, conseguiram angariar fãs de todas as idades até os dias de hoje!

Entre desenhos animados, seriados e séries de filmes, os títulos de 1990 são excelentes para mostrar a cultura e os valores da época, bem como o desenvolvimento das produções artísticas. Isso sem falar que alguns enredos são tão cativantes que estão no topo das plataformas de streaming atuais!

Por isso, hoje, a Chico Rei levanta as principais séries da década de 1990 a que todo mundo deveria assistir – seja para conhecer ou relembrar!

Séries dos anos 90: animações e desenhos infantis

Não poderíamos falar das séries que fizeram sucesso na década de 90 sem trazer os grandes títulos que marcaram a infância de uma geração. Por isso, iniciamos nossa lista com as melhores animações e desenhos dos anos 90 que você precisa conhecer ou reassistir:

As Meninas Superpoderosas

Quem não se lembra de Docinho, Lindinha e Florzinha, que usavam seus ultra-super poderes e dedicavam suas vidas para combater as forças do mal? O sucesso do desenho animado foi tanto que, mesmo tendo sido produzido de 1998 a 2005, é um sucesso mundial até hoje.

Meninas superpoderosas uma ao lado da outra voando

As três garotinhas com poderes especiais possuem um visual retrôcaracterístico e combatem diferentes vilões diariamente, ao mesmo tempo que lidam com dilemas da vida infantil, seja na escola ou em casa.

É a pedida perfeita para assistir com os amigos ou para mostrar para os pequenos. Outro ponto alto da série é que trouxe meninas como super-heroínas, abrindo horizontes de possibilidades a uma geração de meninas superpoderosas da vida real!

Os Simpsons

Já são mais de 30 anos inovando com uma comédia satírica nas telinhas de todo o mundo: Os Simpsons foi lançada em 1989 e continua sendo produzida atualmente. O desenho de personagens amarelos e visuais caricatos, com protagonismo da família Simpson, é inovador e merece um tempo especial na sua maratona de séries.

Personagens principais de Simpsons um ao lado do outro

O humor transita pelas piadas já batidas e pelas sátiras e críticas sociais que o desenho aborda. A família estadunidense de classe média típica traz à tona diversas dinâmicas, padrões sociais e culturais sob um viés ironizado.

E mesmo que você não conheça a série, com certeza já se deparou com alguma das “previsões dos Simpsons” pela internet – várias vezes o desenho pareceu prever acontecimentos da vida real, alguns catastróficos!

Lisa, Marge, Homer e Bart são os personagens que formam essa família icônica que

protagoniza a mais longa série da história: já são 30 temporadas.

Família Dinossauro

Origem de diversos bordões memoráveis, a série Família Dinossauro foi mais um dos grandes sucessos dos anos 90. O humor da série segue o mesmo estilo daquele explorado em Os Simpsons, com sátiras sociais muito bem formuladas.

Cena do seriado Família Dinossauro

Na série, acompanhamos o dia a dia de uma família de dinossauros de classe média estadunidense, que fazia constantes exposições bem-humoradas dos furos no famoso “sonho americano”.

Produzida pela Disney, Jim Henson Produções e Michael Jacobs Produções, entre 1991 e 1994, a série chegou às telinhas brasileiras em 1992 e permaneceu no ar por muito tempo. Baby, o bebê da família Silva Sauro, foi um dos personagens mais icônicos, arrancando muitas risadas com o bordão “Não é a mamãe”.

ALF - O Eteimoso

A série estadunidense ALF também foi sucesso entre adultos e crianças da época. O nome do ET Alf nada mais é do que a sigla para Alien Life Form – ou Forma de Vida Alienígena, em português.

Alf personagem principal com o braço erguido acenando

O Eteimoso era um personagem extraterrestre sem massa encefálica, o que provocava frases e situações cômicas ao longo dos episódios. O boneco contracenava com elenco humano, como parte de uma família.

A série foi cancelada no final do ano de 1990 e transmitiu um episódio marcante e emocionante para darmos adeus a Alf.

O Laboratório de Dexter

Criado por Genndy Tartakovsky, O Laboratório de Dexter foi uma das principais produções da Cartoon Network. A série retratava o dia a dia no laboratório do pequeno gênio cientista Dexter e sua relação com DeeDee, a irmã mais velha.

Dexter, personagem principal, dentro de laboratório

A diversão ficava por conta das experiências que o cientista tentava reproduzir, sempre atrapalhadas pela irmã. Os personagens caricatos e a dublagem marcante fizeram com que a série ganhasse um espaço especial na infância de muitas pessoas – sua produção foi relativamente rápida, de 1996 a 2003.

South Park

Foi na década de 90, também, que a animação South Park foi lançada para polemizar a televisão e repercutir na mídia. Ela se passa na cidade que a nomeia, e mostra as aventuras um tanto estranhas de Eric, Kyle, Stan e Kenny, quatro crianças em animação de primeiro plano.

Diversos personagens de South Park, todos junto

O sucesso iniciado em 1997 foi tanto que a série recebeu o Prêmio Peabody, dado a serviços públicos realizados com distinção e mérito.

Séries dos anos 90: baseadas em filmes e continuações

Os filmes também renderam séries e continuações marcantes nos anos 90. Seja uma produção baseada em um sucesso cinematográfico ou trilogias de sucesso, vale a pena ver de novo esses títulos:

Jornada nas Estrelas: DS9

Fugindo da rota das produções de Star Trek, a série Star Trek: Deep Space Nine inovou no mundo intergaláctico apresentado nas telinhas. Nela, DS9 é um posto fixo no espaço onde as diferentes raças de aliens se encontram.

Personagens de Jornada na Estrelas

Ela ganha destaque por colocar um homem negro como oficial comandante, o protagonista, pela primeira vez na franquia. O personagem foi vivido por Avery Brooks.

Star Trek: The Next Generation

Quando uma nova tripulação assume a Enterprise, surge Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração, para dar continuidade à famosa série de ficção científica. As ações na nova produção são mais convincentes e ricas e contam com atuações memoráveis e marcantes, como a de Patrick Stewart, que viveu o Capitão Picard. Ela foi produzida entre 1987 e 1994.

Personagens de Star Trek

Sex and the City

Mudando totalmente de cenário temos Sex and the City, um seriado (que também é filme) baseado no livro de Candace Bushnell, de mesmo nome. Ele inova ao trazer à tona a sexualidade feminina sendo falada por mulheres: quatro amigas nova-iorquinas que compartilham aventuras no mundo do trabalho, das paixões e da moda.

Cena de série Sex and The City

A relação amorosa e social com o sexo oposto é o ponto-chave da série, tratado de forma aberta, divertida e, por vezes, reflexiva. Foi nesse seriado, produzido entre 1998 e 2004, que Sarah Jessica Parker teve um crescimento exponencial em sua carreira.

Séries clássicas dos anos 90: para rir e se emocionar

Um Maluco no Pedaço

Estrelando Will Smith, Um Maluco no Pedaço é, com certeza, uma das séries mais amadas e assistidas pela geração de 90, inclusive aqui no Brasil. Da abertura marcante até os finais cômicos ou emotivos, era impossível tirar os olhos das telinhas quando a série começava.

Elenco de Um Maluco no Pedaço, todos juntos

O enredo se dá em torno da história do jovem de periferia Will, que se muda para a casa dos tios ricos em Bel Air. Ela é, de forma geral, composta majoritariamente por pessoas negras em diferentes posições sociais, o que já é um grande diferencial.

A série aborda temas relevantes como a luta antirracista, movimentos sociais, o racismo insitucional, policial, abondono paterno, entre outros pontos. Com ela, você poderá rir e chorar na mesma intensidade e conhecer o começo da carreira de um dos maiores nomes de Hollywood!

Lei & Ordem

Um dos grandes fenômenos das séries policiais de todos os tempos, Lei e Ordem, ou Law and Order, em inglês, é uma das séries mais longas já produzidas, contando com 4 relançamentos e 456 episódios.

Alguns atores de Law and Order

Com cerca de 20 anos de história nas telinhas, o enredo apresenta a investigação e resolução de crimes, bem como o seu julgamento e o dia a dia de promotores. O sucesso foi grande e garantiu versões de diferentes países, como a russa, a francesa e a britânica.

Barrados no Baile

É claro que as séries adolescentes não estariam de fora dessa lista, pois são sempre sucesso entre o público jovem – inclusive lá na década de 90. No ar entre 1990 e 2000, Barrados no Baile é uma das séries que mais marcam o estilo daquela época.

Elenco de Barrados no Baile, abraçados

Os personagens usam roupas e penteados que estavam em alta, e até a trilha sonora e a dublagem da série colaboram para te transportar aos anos 90. Aliás, o enredo envolve um grupo de amigos da classe alta – vale à pena reviver essa onda!

Sopranos

Há quem diga que essa foi a melhor série lançada ainda na década de 90. Mesmo que o período de produção tenha sido de 1999 a 2007, Sopranos merece estar nessa lista devido ao grande impacto que causou na cultura televisiva estadunidense – consequentemente, mundial.

Cena de Sopranos, personagens em cassino

Tony Soprano protagonizou a série como um grande mafioso, de personalidade calculista e fria, que mostra sua vulnerabilidade após um ataque de pânico. Ao mesmo tempo em que é um criminoso sórdido, ele tenta se mostrar um bondoso pai de família no dia a dia com os filhos.

Power Rangers

Com início em 1993, a série Power Rangers é sucesso entre meninas e meninos até os dias atuais. O elenco, que mudava constantemente ao longo das 22 temporadas já produzidas, envolvia sempre um grupo de jovens que se transformavam em heróis para combater o mal.

Vários personagens de Power Rangers juntos

As cores clássicas e o design das roupas que apareciam magicamente após “morfar” são marcantes e inesquecíveis, inspirando até fantasias em festas e carnavais todos os anos. Quem não se lembra dos MegaZords que eram construídos quando os jovens se uniam? O robô gigante era o ponto ápice de diversos episódios.

Não é à toa que a série inspirou muitos outros nichos na cultura pop: hoje, os fãs podem encontrar canecas, fitas, mochilas e até camisetas de Power Rangers para compartilhar sua paixão por onde forem.

Friends

Como falar de séries dos anos 90 sem mencionar Friends, não é? Gravada de 1994 a 2004, a série foi estrondosa na época e é muito aclamada até os dias atuais, contando com fãs de todas as idades.

Personagens de Friends vestidos com roupa social

Ela é super popular na Netflix e, geralmente, os fãs assistem às 10 temporadas várias e várias vezes. Afinal, essa sitcom cativa por trazer personagens comuns e problemas do dia a dia da classe média, mostrando Ross, Rachel, Chandler, Monica, Phoebe e Joey no início da sua vida adulta, lá em Nova Iorque.

As temáticas abordam relacionamentos diversos, amizade, traição, gênero e muito humor. É bem comum ter um personagem favorito depois de assistir à série e, com certeza, você irá querer fazer parte desse grupo de amigos!

Sabrina

Se você está por dentro das plataformas de streaming, sabe que a série Sabrina foi renovada recentemente, mas ela teve sua primeira versão produzida entre 1993 e 2006.

Gato da personagem Sabrina, lixando unha

Acompanhada de seu gato preto, Salem, Sabrina lida com os problemas do dia a dia de qualquer adolescente, além de dar conta da rotina corrida de uma bruxa em formação.

E por falar no Salem, quem nunca viu por aí aquela imagem ou GIF do gato preto lixando as unhas? Esse é Salem, responsável por boa parte do humor irônico da série. Você pode assistir tanto à versão original como à nova, produzida pela Netflix, “O mundo sombrio de Sabrina”.

Dicas para aproveitar sua série com nostalgia

Agora você já tem uma lista das melhores séries dos anos 90 para relembrar ou conhecer, mas que tal deixar essa programação ainda mais especial?

Vale a pena fazer sessões para cada gênero ou tipo de série, como organizamos neste post. Assim, fica mais gostoso aproveitar cada uma e até mais fácil para escolher as suas preferidas.

Outra ideia é chamar pessoas mais novas e até crianças para assistir a algumas delas com você, mostrando um pouco do que foi a sua juventude e trazendo novas culturas televisivas. E não se esqueçam da pipoca!

Depois, dê uma passadinha aqui e conte pra gente qual a sua série dos anos 90 preferida. Nós esquecemos de alguma? Qual? Aguardamos você!


Tags

séries, desenhosanimados, series anos 90