Loja

7 motivos para ler trilogias e plus de indicações


• 3 mins de leitura
7 motivos para ler trilogias e plus de indicações

Como diria Clarice Falcão, eu pensei direito, fiz uma pesquisa, eu li a respeito e separei alguns motivos que fazem trilogias literárias dignas de serem saboreadas. Vem antes que eu dê spoilers! Ah e tem algumas indicações de trilogias boas pra conhecer no meio do caminho.

1- Trama “honesta”

A vantagem de trilogias literárias é que elas não prolongam histórias e costumam ser bem “honestas”, no sentido de que não enrolam os leitores e acabam por cumprir seus propósitos mais objetivamente em 3 livros. É a bênção daqueles que procuram uma história robusta, mas sem enrolação. É começo, meio e fim do jeito prático que a gente gosta. Pelo menos na maioria das vezes.

O três livros da Trilogia Legend empilhados

Indicação: Trilogia Legend

2- Começando bem

Os primeiros livros de trilogias costumam ser daqueles que a gente se apaixona e devora rapidinho, com a vantagem de acordar sabendo que ainda faltam mais dois livros. Isso é porque costumam já ter quase um mapa da trama e preparam a gente pro “miolo” da história. É aquela sensação de terminar um livro muito bem amarrado, mas com a vantagem de que é só o começo.

Arte de chamas os os nomes dos livros da Trilogia Millenium

Indicação: Trilogia Millennium

3- Plots bem amarrados

Como eles não têm todas as páginas do mundo é mais difícil cometer furos na narrativa e ganchos entre três livros são mais tranquilos de construir do que entre cinco, né? Por isso o enredo costuma ser fragmentado de um jeito mais assertivo, com dois blocos que levam para o** clímax no terceiro** livro. No entanto, existe aquela fama de o livro dois ser sempre pior do que o primeiro, mas o terceiro fecha bem o sanduíche.

O livro O Azarão colocado sobre uma superfície macia.

Indicação: Trilogia Irmãos Wolfe

4- Desenvolvimento dos personagens

Os personagens crescem mais rápido, em todos os sentidos na verdade. São acontecimentos em apenas três histórias que aceleram esse processo. É verdade que o tempo narrativo pode ser muito relativo, mas com sete livros o autor pode se dar ao luxo de errar com as pessoas que descreve um pouco mais. A velocidade com que sentimentos, relacionamentos e personalidade se modificam costuma ser bem interessante de acompanhar.

Ilustração em dourado de duas pessoas olhando para um tempo egípcio.
Indicação: As Crônicas dos Kane

5- Facilidade de adaptação

Pensando nas telonas, claro! Trilogias são muito vendáveis pro cinema, podem ser produzidas em menos tempo que séries maiores e claro, quem assiste o primeiro anseia pelos próximos. A não ser que a adaptação não seja bem feita, um risco que sempre rola. Mas fala se não tem filme que dá gosto de ver aquele personagem nosso ganhar vida na pele do ator?

Os três livros de Jogos Vorazes empilhados.

Indicação: Trilogia Jogos Vorazes

6- Síndrome do volume único

Eu particularmente adoro trilogias que são vendidas em um único livro! Li O Senhor dos Anéis assim e isso me obrigou a acelerar porque parecia que era um único livro gigantesco e não três. Além de muitas vezes sair mais barato, né gente? Útil e agradável. Mas cuidado, parecer um livro gigante pode te deixar com preguicinha também.

Um mago da história e uma frase marcante do livro.

Indicação: Trilogia do Mago Negro

7- Ritmo de leitura

Trilogias são excelentes pra novos leitores, aqueles que estão dando os primeiros passos no hábito da leitura. Conforme eu disse antes, é o gostinho de ler um livro muito bom sem a ressaca de a história ter acabado logo de imediato. É excelente pra você que tá pegando gosto pela coisa e ainda não consegue embarcar em séries muito longas.

Uma asa vermelha pintada em um fundo negro.

Indicação: Trilogia Fúria Vermelha

Ah vocês devem ter reparado que algumas super trilogias ficaram de fora, a intenção foi essa: sair um pouco do óbvio e ajudar vocês a descobrirem novas leituras. Fazer esse post também foi bom pra mim, tive a oportunidade de conhecer novas histórias e já atualizei minha listinha. Agora me digam vocês, indicações de trilogias literárias bacanas?


Tags

literatura, motivos, trilogias