Loja

Especial Halloween - Livros de terror


• 5 mins de leitura
Especial Halloween - Livros  de terror

Nem só de filme vive o homem! Fizemos então uma pequena seleção do que há de melhor em livros de terror.

Obviamente que tentamos ser o mais atual possível, pra prender a literatura ao que tem rolado de novidade na narrativa do susto.

Mesmo assim, não esqueçam:

  • Edgar Allan Poe
  • Lovecraft
  • Stephen King
  • Bram Stoker
  • Anne Rice
  • Mary Shelley

Esse terror nada tem haver com os jump scares dos filmes, ele é intenso, elaborado e instigante.

Confira nossa lista e se aventure nesse halloween ;0

Estranha Presença, de Sarah Water

É um romance perturbador que possui elementos góticos. Chega a nos proporcionar vários calafrios!

Trata-se de uma mansão construída no século XVIII, mas com  histórias vividas em pleno século XX. Antes de qualquer coisa, não é sobre casa mal assombrada, o tema está longe disso.

A história fala sobre os acontecimentos a uma classe social depois da segunda guerra mundial. Um tempo de turbulências em que a classe trabalhadora alimentava altas expectativas. Um pós segunda guerra onde ocorre um momento de transformação, mas, para algumas camadas sociais a mudança não foi nada positiva.

O que sobrou? Uma mansão velha e destruída; e uma família lutando para chegar a um consenso sobre como continuar em meio a falta de dinheiro. Uma representação perigosa dos danos que a guerra causou a compreensão de “classes sociais” e ao terror que uma camada privilegiada pode passar ao ser tratado como “igual’

As Ruínas, de Scoot Smith

A trama inicia com grande simplicidade e vai ganhando força e em um crescente eletrizante.  Dois casais de estudantes, passam férias em Cancún, no México.

Durante a viagem conhecem o belo Mathias, que depois de uns dias se vê em meio a uma “aventura”. Buscar o irmão que partiu atrás de uma moça porque se apaixonou. No quarto de ambos, apenas um mapa.

Assim a trama desemboca em um estado furtivo de terror e desespero, a emoção mais bruta é testada, o medo mais profundo é exposto.

Iluminadas, de Lauren Beukes

Harper Curtis é um assassino que vem do passado. Kirby Mazrachi é a garota que estava destinada a não ter um futuro. Kirby Mazrachi viu sua vida ser destroçada após um ataque brutal que por pouco não a levou à morte. Incapaz de esquecer tal acontecimento, Kirby investe seus esforços em encontrar o homem que tentou assassiná-la.

Seu único aliado é Dan, um ex-repórter policial que cobriu seu caso e agora aparentemente está apaixonado por ela. À medida que a investigação de Kirby avança, ela descobre outros casos semelhantes ao seu – e garotas que não tiveram a mesma sorte que ela – ligados por evidências que parece impossíveis.

Mas, para alguém que deveria estar morto, impossível não significa que não tenha acontecido.

um assassino que vem do passado e uma garota que estava destinada a não ter um futuro.

Eu estou pensando em acabar com tudo, de Iain Reid

No romance de estreia do canadense Iain Reid, Jake conduz o carro em que ele e a namorada, que narra a história, vão à fazenda dos pais do rapaz. Durante a longa viagem por estradas desertas e escuras, a garota, atormentada com a perseguição de um homem misterioso que deixa sempre a mesma mensagem de voz em seu telefone, pensa em encerrar o relacionamento com Jake.

Mas talvez seja tarde demais. O autor une numa narrativa profundamente psicológica, tanto referências de terror clássico, quanto elementos de suspenses menos tradicionais, sustentando a trama para além das limitações inerentes ao gênero.

Um thriller curto e denso que esconde, em meio ao medo provocado pela sensação de uma tragédia iminente, alegorias sobre a própria vida ser uma tragédia anunciada.

Evangelho de Sangue, de Clive Barker

Na história, o detetive do sobrenatural Harry D´Amour e sua amiga Norma Paine, uma mulher cega capaz de ver e conversar com fantasmas, são vítimas de uma conspiração arquitetada pelo Sacerdote do Inferno, uma entidade demoníaca mais conhecida pela alcunha de Pinhead, o mais cruel e destacado dos cenobitas- demônios invocados para o mundo real através da famosa Configuração do Lamento.

Apesar dos esforços de Harry D´Amour, Pinhead acaba sequestrando Norma e a leva diretamente para o inferno, fazendo com que o detetive e um grupo de amigos adentrem o reino de Lúcifer para salvá-la.

Essa é uma sinopse bem genérica, os livros do autor evoluem em camadas de conflito profundas demais para serem resumidas em apenas algumas linhas ou mesmo percebidas adequadamente em uma única leitura de suas obras, então, você pode esperar bem mais da leitura.

O Clube do Suicídio e Outras Histórias, de Robert Louis Stevenson

Mestre no estilo conciso e contador de histórias excepcional, o autor perscruta, com certa dose de humor, o que há de terrível e nobre no comportamento humano.

Os textos reunidos em O clube do suicídio retratam personagens que, movidos por vaidade, ambição, ódio ou mera curiosidade, se veem diante de situações embaraçosas e complexos conflitos morais.

São 6 histórias

O Clube do Suicídio:
A primeira novela conta a história do príncipe Florizel da Boêmia que, junto com seu fiel amigo, o coronel Geraldine, perambulam disfarçados pelas noites à caça de aventuras.

O Estranho Caso de Dr. Jekill e Mr. Hyde:
Popularmente conhecido como “O Médico e o Monstro”, essa novela é surpreendente. A começar pela escolha do narrador: Mr. Utterson, amigo íntimo do personagem central da trama, o Dr. Jekill.

Markhein:
Um dos menores contos do livro, porém, não menos surpreendente. A história começa com um rapaz chamado Markheim tentando comprar um presente de natal para uma dama.

O Demônio da Garrafa:
Trata-se de uma história declaradamente adaptada por Stevenson. O protagonista, Keawe, em uma de suas viagens mundo afora, conhece um homem que o apresenta uma garrafa mágica que tem o poder de realizar qualquer desejo. Em seu interior habita um demônio.

Ladrão de Cadáveres:
Todas as noites, um grupo formado por quatro velhos costumam se encontrar em certa estalagem.

O Vestíbulo:
Um conto que prova a máxima que diz que a vingança é um prato que se come frio. Certo conde desejava fortemente a morte de determinado barão alemão, fato que este último desconhecia.


Tags

literatura, terror, livro