Loja

180 anos de Machado de Assis

O maior escritor brasileiro de todos os tempos nasceu em 21 de junho de 1839. Sim, hoje comemoramos o aniversário do gênio Machado de Assis. O escritor foi responsável por implantar o Realismo na literatura brasileira.


• 1 min de leitura
180 anos de Machado de Assis

O maior escritor brasileiro de todos os tempos nasceu em 21 de junho de 1839. Sim, hoje comemoramos o aniversário do gênio Machado de Assis. Criador da Academia Brasileira de Letras, o escritor foi responsável por implantar o Realismo na literatura brasileira, através do retrato da sociedade carioca daqueles tempos.

O começo de sua carreira foi pautado pelo Romantismo, através de poemas, peças de teatro, romances românticos etc, como "Crisálidas" e "Ressurreição". Em meados de 1881, com a saúde baqueada pela epilepsia (e consequentemente pelos remédios que tomava), Machado de Assis entrou numa crise de pessimismo, dando aí o pontapé inicial em sua fase realista, com “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

Antes de seguirmos, um adendo: é justamente esse primeiro romance realista que serviu de inspiração para o lançamento de hoje ;)

Retomando o raciocínio…

A partir daí, vieram as mais famosas obras desse gênio: "O Alienista", conto de 1882; "Quincas Borba", de 1891; "Dom Casmurro", de 1899; "Esaú e Jacó", de 1904... No total, foram 10 romances, 10 peças de teatro, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e mais de 600 crônicas.

Carregado de críticas à burguesia e à sociedade, com pegada irônica e cheio de metalinguagem, o realismo psicológico de Machado de Assis é, ainda hoje, referência máxima quando o assunto é a nossa literatura. Joaquim Maria Machado de Assis morreu no Rio de Janeiro, no dia 29 de setembro de 1908.

O resto é história.


Tags

machado de assis, literatura brasileira, camiseta