Loja

Chico Rei Entre Nós

O filme "Chico Rei Entre Nós", documentário da diretora Joyce Prado, narra a história e o legado de Chico Rei, personagem histórico que inspirou o nome da nossa marca. Agora queremos te convidar para assistir a esse filmão com a gente ;)


• 3 mins de leitura
Chico Rei Entre Nós

O filme "Chico Rei Entre Nós", documentário da diretora Joyce Prado, narra a história e o legado de Chico Rei, personagem histórico que inspirou o nome da nossa marca. Nós fomos produtores associados do filme, apoiando a sua realização… Uma honra danada!

Agora estamos pra lá de orgulhosos pra anunciar que “Chico Rei Entre Nós” foi selecionado para o badaladíssimo Festival do Rio, que acontece de forma híbrida neste mês!

Assista ao trailer:

E queremos te convidar para assistir a esse filmão com a gente ;)

O doc está na mostra Première Brasil 2020, que acontece a partir do dia 5 de agosto. Ele terá exibição híbrida também:

Sessão única presencial

  • Dia 11 de agosto, às 15h, na Estação NET Botafogo 1 (Botafogo - Rio de Janeiro)

Exibição online

  • Disponível na plataforma InnSaei.tv nos dias 12 e 13 de agosto

Saiba mais clicando aqui!

Chico Rei + Chico Rei

A história de Chico Rei é muito importante para nós. E numa dessas sincronicidades da vida, filme e marca cruzaram caminhos. Nos sentimos no dever de honrar o nome que carregamos, apoiando a realização do longa como produtores associados. Cabe ressaltar que o filme não conta com nenhuma lei de incentivo, sendo fruto de carinho e esforço de um time incrível.

Aqui na Chico Rei procuramos sempre trabalhar a memória de uma história tão bonita como a que inspirou o nosso nome. E buscamos ser coerentes com a biografia de quem nos batizou. Liberdade, diversidade e representatividade estão sempre presentes no que desejamos construir enquanto marca e nas trocas que estabelecemos com nosso time.

Para celebrar o legado de Chico Rei, trabalhamos um bocado para levar sua história para o maior número possível de pessoas. Por isso, lançamos mão dos mais variados formatos para que ela siga inspirando novas histórias.

Conheça mais sobre a história de Chico Rei em variados formatos: https://chicorei.com/a-fantastica-historia-de-chico-rei

Sobre  o filme “Chico Rei Entre Nós”

O filme tem como ponto de partida a história de Chico Rei e explora os ecos da escravidão brasileira na vida das pessoas negras nos dias de hoje, entendendo seus desafios e indicando alguns caminhos.

O documentário partiu de uma ideia original da produtora Abrolhos Filmes e, após um longo trabalho de pesquisa, chegou-se ao recorte onde o longa investiga quem foi Chico Rei e conta sua história de amor à sua comunidade. O documentário busca entender quem são os “Chico Reis” dos dias de hoje, mostrando ao espectador o quão emancipador pode ser o sentimento de pertencimento a um coletivo.

Ao apresentar Chico Rei, o filme realiza uma contranarrativa ao mostrar a trajetória de resistência das pessoas negras e seus coletivos durante o período da escravidão, uma perspectiva negra sobre parte da história brasileira. Da mesma forma, os outros personagens narrados no documentário também encontram a si mesmos a partir da organização em grupo, mostram que o impacto é possível.

A narrativa de “Chico Rei Entre Nós” é construída em um formato de “cartografia visual”, ou seja, busca por rimas entre o passado e o presente, mostrando por entre as linhas nas placas de rua, e construindo um mapa emocional da vida das pessoas negras. Enaltece a resistência negra no formato de arte, canto e dança, ocupação e construção, preservação e transmissão de conhecimento.

A equipe de filmagem de “Chico Rei Entre Nós” foi inteiramente feminina e majoritariamente negra, fazendo com que os negros sejam protagonistas do filme em frente as câmeras e donos de sua própria história.

Ficha Técnica:

Gênero: Documentário
Formato: Longa-metragem
Duração: 94 minutos

Direção: Joyce Prado
Roteiro: Natália Vestri e Joyce Prado
Direção de Fotografia: Nuna Nunes
Técnica de Som: Evelyn Santos
Montagem: Tatiana Toffoli
Trilha Sonora Original: Sérgio Pererê com faixa por Emicida
Produção: André Sobral
Produção Executiva: Juliana Vedovato e Laura Barzotto
Produção: Abrolhos Filmes
Produção Associada: Chico Rei.com


Tags

cinema, brasilidade, chico rei