Loja

Melhores filmes de terror: 20 títulos para quem não tem medo de nada

Confira a nossa lista e prepare-se para ficar arrepiado!


• 13 mins de leitura
Melhores filmes de terror: 20 títulos para quem não tem medo de nada

Se você está em busca de um filme de terror de verdade , veio ao lugar certo! Já aproveitamos para preparar a pipoca e chamar aquele amigo ou contato especial para dividir o sofá porque preparamos uma lista de convocados.

Ah! E já adiantamos que por aqui você não vai encontrar longas com sustos que enfraquecem o coração, mas sim filmes com cenas envolventes (e um pouco pertubadoras) e roteiros bem desenvolvidos. Mas antes de falarmos dessa lista, vamos entender, de forma rápida, o que torna um filme realmente horrível!

Características dos melhores filmes de terror

Para que uma narrativa cinematográfica ganhe boas críticas e consiga levar a essência do terror, são possíveis algumas opções. Nós da Chico Rei separamos os seguintes pontos:

Não tenha suspense como o principal elemento da trama.

Ou seja, claro que não é pra sair entregando tudo no início, mas a dúvida não é a principal motivação do susto , ele tem que ser construído com a produção, mas não ser o elemento de destaque.

Não esteja cheio de Jump Scare (sustos abruptos)

Sabe aqueles sustos que acontecem quando alguém vai abrir uma maçaneta, ou quando alguém se esbarra e o editor do filme põe aquele sonzão pra você pular da cadeira? São apenas sustos que não geram tanta revisão às críticas e tiram o foco do assunto principal.

Ter uma trama plausível

Por mais que o cinema dê voz a histórias de ficção, os filmes de terror mais assustadores são aqueles que nos colocam dentro da trama e geram uma identificação com a projeção.

Confira a seleção de filmes de terror que preparamos para você

Está animado para ver filmes quais dão check em todos esses quesitos que pontuamos acima? Selecionamos apenas o "crème de la crème" dos filmes de terror e se você é um fã do gênero, não pode deixar de conferir!

1. Eraserhead (1977)

Esse é um dos filmes mais perturbadores já exibidos no cinema. Para aqueles que gostam de um terror que faz você se questionar sobre sua própria vida , você coloca dentro da cabeça do personagem e proporciona momentos tensos ao longo da trama, esse filme é uma indicação perfeita!

Eraserhead-filmes-de-terror-chico-rei

Lançado em 1977, Eraserhead é um filme escrito, dirigido, editado e produzido pelo cultivador David Lynch , que conta a história de um casal que tem um filho convencional nada, o que fez a mãe o abandonar. Com isso, o terror percorre a trama enquanto entra nos mais profundos pensamentos de Henry, o pai da criança.

Desde o roteiro até a fotografia, o filme causa uma sensação de desespero em qualquer um que esteja vendo. Além disso, o surrealismo muito presente em algumas cenas fez com que muitas pessoas saíssem do cinema perturbadas.

É por essas diversas perturbações que acontecem ao longo do filme que ele divide opiniões. Uns amam, outros definem o filme como o mais estranho de suas vidas. E você, vai encarar esse clássico?

2. Get Out - Corra (2017)

Essa produção recebeu 4 indicações no Oscar em 2018 e levou uma estatueta de melhor roteiro, só por aí já conseguimos perceber a potência do primeiro produzido por Jordan Peele.

get-out-filmes-de-terror-chico-rei

Daniel Kaluuya interpreta o jovem negro Chris, que vai visitar a família de sua namorada branca, Dean, em um lugar afastado. Chris percebe alguns comportamentos estranhos vindos de funcionários da casa e dos próprios pais de Dean.

Com isso, acontece algo absurdamente inexplicável entre Chris e a família da namorada. Esse acontecimento molda todo o filme Corra, deixando quem está assistindo em desespero.

3. US (2019)

A segunda obra de Jordan Peele também ganha um lugar de destaque nessa lista. aborda uma temática diferente das dos filmes convencionais. Geralmente quando as famílias dos filmes de terror se mudam para uma casa nova, acontecem atividades sobrenaturais que definem o enredo da história.

us-filmes-de-terror-chico-rei

E isso é algo que não acontece em US, pois o terror se dá além do lugar. Brevemente é uma família que se muda para uma casa e lá eles descobrem algo que assusta mais do que qualquer coisa: a dúvida sobre quem são. Não vamos nos aprofundar muito na história, pois esse é um dos filmes que só assistindo para entender a real sensação de cada momento.

Vários detalhes, metáforas e frases presentes no filme vão dando um norte de seu significado e como cada elemento se completa é mágico. Se você já assistiu a US, sabe do que estamos falando. Jordan Peele é um diretor que instiga o espectador a assistir mais de uma vez para pegar o máximo de informação possível!

Há alguns que preferem assistir apenas uma vez, por causa da grande sensação de medo que é sentida ao assistir essa obra, mas se você quer entender mais a fundo cada detalhe, recomendamos assistir a US mais de uma vez, pois a construção que Jordan Peele faz no audiovisual é genial.

4. Invocação do Mal (2013)

Falando em família, Invocação do Mal retrata um casal que se muda para uma casa nova com suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe, fazendo com que procurem ajuda profissional para resolver o caso.

invocacao-do-mal-filmes-de-terror-chico-rei

Os demonologistas Lorraine Warren e Ed Warren, de início, não se envolvem, porém, quando aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e maligno reside ali.

Esse filme deu início a outras produções, que se basearam nos casos paranormais que Lorraine Warren e Ed Warren tiveram que vivenciar. É fato de que qualquer obra que tenha “baseado em fatos reais” já deixa um pequeno medo instalado desde o aviso, mas esse é muito discutido como um filme que ganhou muita bilheteria e assustou até os mais fortes.

5. A visita (2015)

Um garoto e sua irmã são enviados para uma visita aos avós por sua mãe. Os idosos moram em uma fazenda afastada de tudo. Pouco tempo depois de chegarem, os irmãos descobrem que os avós estão metidos com coisas extremamente perturbadoras que colocam suas vidas em risco.

a-visita-filmes-de-terror-chico-rei

Esse filme é aberto a reflexões mais profundas que M. Night Shyamalan conseguiu deixar bem evidentes. O terror aflora entre a realidade, fobias e a imaginação das crianças que percebem comportamentos diferentes vindos dos avós.

6. O exorcismo de Emily Rose (2005)

Baseado em fatos reais, a jovem Emily Rose saiu da região rural onde morava para fazer a faculdade num lugar distante. Certa vez, sozinha no seu quarto no alojamento, tem uma alucinação aterrorizante e perde a consciência logo em seguida.

o-exorcismo-de-emily-rose-filmes-de-terror-chico-rei

Com a frequência dos seus surtos aumentando cada vez mais, Emily, que é católica praticante, submete-se a uma sessão de exorcismo. No entanto, a garota acaba morrendo durante o processo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato.

Super entraria em uma lista de bons filmes de julgamento. Ele tem mais partes assim do que assustadoras, mas quando chega nas partes do terror, que são os flashbacks do que aconteceu, Scott Derrickson sabe fazer muito bem.

7. O Babadook (2014)

Sinopse: Seis anos se passaram desde a morte de seu marido, mas Amelia ainda não superou a trágica perda. Ela tem um filho pequeno, o rebelde Samuel, e tem dificuldades para amá-lo. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e, ao encontrar um livro chamado “The Babadook”, reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadook deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

o-babadook-filmes-de-terror-chico-rei

Esse tem a mesma vibe de “A visita” e propõe reflexões muito maiores do que o terror. As cenas entre mãe e filho são de arrepiar qualquer um de medo. Depois que assistir a esse filme, qualquer batida na porta já eleva seus batimentos cardíacos.

Inclusive, até Billie Eilish disse ter se inspirado nesse filme durante a produção de seu álbum “When We All Fall Asleep, Where Do We Go?”. Agora é com você, vai encarar?

8. VHS (2012)

No enredo, um grupo de criminosos é contratado por um colecionador para roubar uma fita VHS de uma casa abandonada. Chegando lá, o grupo encontra um cadáver cercado por televisões e vários cassetes. Sem saber qual era a fita certa, acabam assistindo a uma série de vídeos de terror (um para cada diretor) e descobrem que esse trabalho não será tão fácil como imaginavam.

vhs--filmes-de-terror-chico-rei

Ele faz com que o grupo procure fita por fita até encontrar a procurada. São nessas fitas que começa todo o terror que persegue eles até o final da trama. Cada uma dessas fitas tem uma história diferente, e por isso surpreende quem assiste.

9. Corrente do Mal (2014)

A jovem Jay tem uma rotina super tranquila: vai à escola, paquera e faz passeios no lago. Após se relacionar com um garoto, ele conta para ela que carregava uma força maligna no corpo, transmitida apenas pelo sexo.

Corrente_do_Mal

A jovem se pega no dilema de levar isso consigo ou passar adiante, quando começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam assassiná-la e às quais só ela consegue ver.

Realmente uma loucura, viu? Enredo muito interessante, um absurdo de narrativa e fotografia intensa. Para quem achava que não tinha nada mais pra assustar, veja e se surpreenda.

10. Sinais (2002)

No condado de Bucks, Pensilvânia, vive Graham Hess, um viúvo que vive com seu irmão e dois filhos. Ele reside em uma fazenda e era o pastor da região, mas abdica da função, pois questiona sua fé desde quando sua mulher foi morta.

sinais--filmes-de-terror-chico-rei

Repentinamente, os Hess ficam bastante intrigados com o surgimento de misteriosos e gigantescos círculos, que aparecem inesperadamente em sua plantação sem que haja o menor vestígio de quem os fez ou por qual motivo teriam sido feitos.

A dica para quem for assistir é que fiquem atentos aos detalhes, a mistura da dor com o terror que está por vir. O filme é sobre a invasão em diversos sentidos, desde alienígena até a acontecimentos que invadem nossas vidas e mudam tudo.

11. As Fitas de Poughkeepsie (2007)

A polícia de Poughkeepsie, Nova Iorque, fez uma chocante descoberta em 2001, encontrando seis corpos enterrados no quintal de uma casa. Surpreendentemente, isso foi só o começo. Dentro da casa, a polícia descobriu mais de 800 fitas de vídeo bem organizadas, detalhando as aventuras de uma década de crime de um homem.

As-Fitas-de-Poughkeepsie--filmes-de-terror-chico-rei

A parte mais preocupante da descoberta, foi a de que o assassino tinha filmado todos os casos, desde os primeiros momentos de perseguição das vítimas até seus últimos segundos de vida.

Uma palavra que descreve esse filme é: perturbador! Você passa o tempo todo pensando que só pode ser real, mesmo. Um lance retirado da deep web, ou um maluco qualquer que fez essas atrocidades e alguém resolveu transformar em filme.

ALERTA: Não assista se você está emocionalmente sensível, SÉRIO.

12. A Bruxa (2015)

Nova Inglaterra, 1630. Um casal muito cristão vive com suas cinco crianças em uma comunidade super religiosa, até que são expulsos do local porque a fé se difere daquela permitida pelas autoridades.

A-bruxa-filmes-de-terror-chico-rei

A família começa a viver em um local isolado, à beira do bosque, e passa a conviver com a falta de alimentos. Um dia, o bebê recém-nascido da família desaparece e enquanto buscam respostas, cada membro se depara com seus piores medos e seu lado mais condenável.

É um filme recente que já virou um clássico. Fala sobre a perda dessa “inocência” e sobre como nossas ações se desenvolvem de maneira complexa, com um final absurdamente bom e cenas lindíssimas, de tirar o fôlego! Observe seus pecados nesse filme.

13. Suspiria (1977 e 2018)

Esse filme possui duas versões: uma em 1977 e o remake em 2018 que conta com um elenco incrível. A trilha encaixa perfeitamente com a fotografia que abraça esse roteiro e nos confunde em diversos sentidos.

suspira-filmes-de-terror-chico-rei

Suzy é uma jovem americana que chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança. A atmosfera do lugar, estranha e perturbadora, acaba surpreendendo a garota.

Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque e o ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão.

14. Assim Na Terra Como No Inferno (2014)

Para quem já leu “O inferno de Dante”, do poeta italiano Dante Alighieri, vai pescar todas as referências desse filme. Uma mistura de terror com filmes fantásticos, que é angustiante até o talo.

assim-na-terra-como-no-inferno-filmes-de-terror-chico-rei

Um grupo de arqueólogos está na procura por um tesouro perdido e, para encontrá-lo, explora o misterioso labirinto de ossos que fica nas catacumbas abaixo de Paris. Conhecida como a cidade dos mortos, essa região revela um segredo que mexerá com a psique humana, de modo que os demônios de cada um voltarão para assombrá-los.

15. O convite (2015)

Uma tragédia abala o casal formado por Will e Eden. Eles perdem o filho pequeno e, desolada, Eden vai embora sem dar notícias. Dois anos mais tarde, ela volta a procurar o ex-marido, acompanhada de outro homem, totalmente diferente de como era antes. Durante um jantar com Eden e o novo companheiro, Will começa a suspeitar que eles têm planos sinistros.

o-convite-filmes-de-terror-chico-rei

É um filme pouco conhecido, mas que todos deveriam ver. Você nunca sabe onde está a trama, se na cabeça do cara, ou se na vida real (do filme, é claro). É tudo muito louco, o que te faz pensar sobre o que você faria nessa situação.

16. À meia noite levarei sua alma (1964)

Um terror clássico dos filmes brasileiros também está em nossa lista. Esse filme conta com a ilustre participação de um dos maiores ícones do terror nacional: Zé do Caixão . Durante a trama, a cobertura ama um cemitério e tenta gerar um filho para dar continuidade ao sangue de sua família.

meia-noite-levarei-sua-alma-filmes-de-terror-chico-rei

Com esse desejo, ele comete violência perigosa com mulheres próximas e todo terror se concentra desde o início do filme. Sombrio, assustador e angustiante, “À meia noite levarei sua alma” deixa um legado no audiovisual brasileiro .

Se você tem coragem de assistir esse filme, recomendamos que o assista em casa, para não correr o risco de sair pelas ruas sozinho após meia noite.

17. O Exorcista (1973)

Não pretendíamos deixar de fora uma das obras mais comentadas na história do cinema. Esse terror que abalou quem acompanhou no cinema na época de seu lançamento e continua abalando milhares de pessoas.

o-exorcista-filmes-de-terror-chico-rei

Mais de 40 anos se passaram desde a gravação do filme e ele ainda é uma das obras mais horripilantes do cinema. O Exorcista conta a história de uma atriz que percebe que sua filha de 12 anos está tendo comportamentos muito estranhos e logo descobre que ela está possuída por um demônio . A trama se passa na tentativa de um pai tirar essa força maligna do corpo dela.

Ao decorrer do filme, vários acontecimentos impedem essa expulsão, o que gera um desconforto gigante em quem está acompanhando. Se você gosta de filmes clássicos e não tem medo de nada, então assista a esse filme que vai te surpreender com a direção magnífica de William Friedkin.

Há relatos de que durante as filmagens aconteceram mistérios sobrenaturais, como incêndios e até mesmo mortes de pessoas envolvidas no filme. Muitas pessoas da produção saíram perturbadas das cenas .

E você, tem coragem de ver que é uma das maiores obras de terror da história do cinema?

18. Midsommar - O Mal não espera a noite (2019)

Midsommar recebeu várias restrições em premiações, principalmente pela sua fotografia de tirar o fôlego . A trilha vai completar a história com um suspense fora do normal. É um filme totalmente diferente dos convencionais de terror que se passam a noite, já que nesse caso o terror se concentra durante o dia.

midsommar_1

As cores e as luzes em excesso deixam a trama mais surreal. Ari Aster conduz a vida de Dani, que está passando por conturbações em seu relacionamento com Christian. Junto com os amigos de Christian, Dani resolve acompanhá-los em uma viagem para a Suécia, onde testemunham cenas e momentos assustadores.

As filmagens durante o dia fazem com que o filme seja ainda mais enigmático , instigando o espectador a procurar razões pelo que está acontecendo e fazendo qualquer pessoa ficar de cabelo em pé pela originalidade e o suspense instalado em cada momento perturbador.

19. O Iluminado (1980)

Uma família se muda para um hotel nas montanhas do Colorado e fica sozinha no longo inverno rigoroso. Acontece, que em 1970, 10 anos antes, havia acontecido uma tragédia no local, o que é avisado com antecedência a eles, mas mesmo assim insistem em ir.

o-iluminado-filmes-de-terror-chico-rei

Esse filme deixa tudo sem palavras. As atuações são impecáveis e o suspense em cada passo assustador com a realidade que está se repetindo. As cores também têm um papel muito marcante no filme, que retrata cada sentimento passado durante as experiências que acontecem.

Quem assiste a “O Iluminado”, vai ter que lidar com algumas cenas que, volta e meia, reaparecem na memória!

20. Psicose (1960)

Psicose é uma das obras mais influentes do cinema mundial. Alfred Hitchcock já tinha propriedade em filmes de suspense e deixou todos surpresos quando lançou sua obra de terror que revolucionou os filmes de terror .

psicose-filmes-de-terror-chico-rei

O filme mostra Marion Crane que rouba 40.000 dólares do cliente de seu empregador, fugiu e fez o check-in em um hotel remoto administrado por um jovem, Norman Bates (Anthony Perkins) sob o domínio de sua mãe.

Os dias no Bates Motel (é o mesmo da série) nunca mais foram os mesmos após a visita de Marion, que presencia uma das cenas mais marcantes de todos os filmes que já passaram pelo cinema.

Quem assiste a Psicose nunca mais esquece. Cada vez que você entra no banho depois desse filme, pode levar um susto com qualquer barulho inconveniente.

Já que falamos sobre os 20 melhores filmes de terror que ajudaram na construção do audiovisual, não deixe de colocar nos comentários qual o seu filme de terror favorito e qual você indica para as pessoas.


Nossa seleção de filmes chegou ao final, mas preparamos uma surpresa especial para você. Confira 2 listas de filmes de terror feitas pelos especialistas da sétima arte do Filmelier com direito a spoilers do que vem por aí!


Tags

cinema, cultura pop, terror


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.