Loja

Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E01

Foram quinhentos e noventa e cinco dias de espera e nem um a menos! Mas voltamos e já estamos prontos para os reviews. Prepara a pipoca e junte-se a nós porque o inverno chegou.


• 8 mins de leitura
Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E01

Foram quinhentos e noventa e cinco dias de espera e nem um a menos! Mas voltamos e já estamos prontos para os reviews. Prepara a pipoca e junte-se a nós porque o inverno chegou.


Viemos de uma sétima temporada corrida, agitada, cheia de conveniência e que dividiu opiniões. Nem preciso falar que as expectativas para a oitava - e última - estavam nas alturas. O mundo sempre para quando o assunto é Game Of Thrones e não diferente, nesse primeiro dominGot, 19 dos 20 assuntos mais comentados do twitter envolviam a série. Vocês querem, @outras séries?

Então vamos à nossa análise com alerta de spoiler do episódio Winterfell! Teorias e muitos reencontros a serem analisados.

Dragões em terras de inverno

Finalmente a viagem romântica de Jonerys chega a seu destino: Winterfell. E eles são recebidos com assombro pelos lordes e pelo povo, o que é natural, visto que o histórico do norte com Targaryens não é bom.

A presença de Daenerys gera desconfiança nos aliados de Jon. Sansa comenta o óbvio: temos mais dois exércitos grandes pra alimentar e deixa transparecer seu desgosto pela mãe de dragões. A jovem Lyanna Mormont expressa o que todos os lordes queriam dizer e Tyrion, em vez de acalmar os ânimos, piora tudo. Como alguém acreditou em Cersei? Meus deuses...

Parece que a união Targaryen mesmo chegando para ajudar, não vai ver muito apoio dos nortenhos. Coerente.

Grandes notícias

Falando em novidades, Bran recebe o irmão e a rainha com a notícia que eu esperava ser uma grande bomba: a muralha caiu! Mas o nosso querido Jon Snow que trabalhou a vida toda na Patrulha da Noite recebeu a notícia com um: ok, e agora? Caramba, roteiristas! Esse moleque viveu por essa muralha, agora os white walkers passam por ela - mesmo que já fosse esperado - e ele não esboça uma reação?

Daenerys descobre que seu dragão virou zumbi e está sendo montado pelo Rei da Noite e fica blasé. A moda de ser o Bran sem emoções pegou? Sinceramente um descuido com a essência dos dois personagens. Gosto de Jonerys, mas honestamente não foi um bom episódio pra eles.

Quando a khaleesi chegou pra conhecer o Sam eu já tremi na base. Mas precisamos comentar esse momento. Tudo bem o Samwell sentir a morte do pai e do irmão, mas vocês não acharam meio demais? Eles nunca viveram em bons termos, o garoto saiu humilhado de casa para a Patrulha da Noite e depois ainda mais humilhado quando visitou a família no seu caminho para a Cidadela. Essa reação toda foi só pra ele não shippar Jonerys, David e Dan? Achei exagero.

Falando em bombas, a mais esperada de toda a série aconteceu e nem suamos. Jon descobriu sua origem pela boca do melhor amigo em uma cena que na minha opinião teve todos os focos errados. Sam teve uma postura agressiva e parecia estar focado em provar para Jon que ele seria um governante melhor do que Daenerys.

Jon, por sua vez, estava preocupado se Ned Stark havia mentido pra ele. FILHÃO, VOCÊ DESCOBRIU QUE É UM TARGARYEN! O Robert te partiria no meio sem nem pensar duas vezes e sua preocupação é o Ned ter mantido um segredo pra te manter vivo? Ele mentiu pra mulher que ele amava e guardou um b.o. desses sozinho por uma vida #neddeservesrespect.

Agora esse papo de "será que a dany abdicaria pra você la la la...", poxa, Sam, não é hora. Eu achei que o Jon Snow ia desmaiar, mas fora isso, que decepção de cena. Tudo que ele sempre quis saber, a informação que muda os rumos de oito temporadas. Ansiosa pra ver como essa notícia vai chegar pra Daenerys e pro resto do mundo.

Reencontros

E teve chuva de reencontro né? Vamos pensar caso a caso.

Jon e os irmãos: como descrever a emoção de ver Arya e Jon juntos? O mesmo abraço, a mesma espada ~ UGLY CRYING ~ . Fica claro o entendimento de Jon que Arya não é mais aquela menina, a sutileza com que a garota responde que já usou a espada... Mais uma vez, Jon não sabe de nada, meus amigos. Bônus pra Arya defendendo a irmã que tem sido uma das mais sensatas da família recentemente. O abraço com Bran, o beijo na testa... Ah Jon Snow, você é um fofo incurável mesmo. Boas cenas.

Jon e Sam: já comentamos em relação à notícia da origem do nosso jovem lobinho, mas temos ainda o fato da reação a mais de Sam no que diz respeito à morte do pai e do irmão e Jon - por falta de expressão melhor - passando pano pra Daenerys. Por favor, roteiristas, não estraguem essa amizade. Eu imploro.

Jon e Sansa: faíscas! Desde o primeiro reencontro dos dois fica claro o modo de pensar divergente, e se achamos que depois de ter tanta autonomia, Sansa iria se aproximar do irmão, erramos. A pergunta da garota é pesada, mas tem fundamento. E aí, Jon esse ajoelhamento: foi só altruísmo ou foi por amor? Pra mim foi um pouco dos dois.

Sansa e Tyrion: eu fiquei muito dividida em relação a esse momento. A química entre os atores é excelente. Sansa aponta o dedo para os erros do anão e agora mais madura, se mostra decepcionada com ele. Tyrion por sua vez, demonstra surpresa e respeito por essa nova Sansa. Vai dar trabalho.

Arya e Cão de Caça: gente, foi esquisito. Eles tiveram um "término" conturbado, mas senti Arya muito tensa perto do Cão. Como se não esperasse vê-lo ou estivesse assustada. O cavaleiro me parece agressivo e pouco impressionado, diferente do que tinha demonstrado a Brienne lá em Porto Real. Sei lá, esperava mais desse reencontro.

Arya e Gendry: AH VEI! É tudo que eu tenho a dizer. Mentira, vamos comentar. Achei o auge do fanservice, foi um flerte. Você jamais veria Arya falando: "you look good" e aquele papo foi forçado. Arya é uma das personagens que eu mais sinto ser modificada pelos roteiristas e eu comentei isso já nas críticas da sétima temporada.

Jaime e Bran: QUE MOMENTO! Confesso que esse reencontro foi o mais esperado por mim, quiçá até mais do que Jon e Arya. Bran dizendo que aguardava um "velho amigo" e o olhar do Jaime de "fudeu" ao ver o menino... Eu só conseguia gritar, gostei muito. Aguardando os próximos passos.

O que tá acontecendo?

A sétima temporada teve furos de roteiro e correria pra dar e vender. A oitava me parece resgatar alguns velhos problemas e manter algumas referências antigas pra amenizar. Me preparando pra um morde e assopra daqueles, dona HBO.

Precisamos falar sobre o subaproveitamento de Varys e Tyrion, dois grandes jogadores deixados à margem papeando sobre um futuro casório de Daenerys e Jon, com Sor Davos Jonerys Shipper do lado. Alguém resgata esses caras desse sonho, gente! O mundo tá acabando, o Rei da Noite tá batendo na porta. Acorda!

Cadê a Brienne arrasando? Era só isso mesmo.

Outra questão muito relevante: Cersei Lannister. Mais alguém achou que ela tá beirando ao descontrole total? Sozinha na Fortaleza Vermelha podemos esperar muita ideia torta da rainha. Infelizmente os elefantes não vieram, mas Euron Greyjoy não deixou de ser Euron Greyjoy e cobrou. Cersei cedeu aos caprichos do capitão e confesso que quase senti pena dela. Os diálogos entre os dois foram ótimos, personagens consistentes e que agregam sempre, especialmente juntos. Acho que podemos esperar aí um desenvolvimento da gravidez de Cersei, o que me levanta dois pontos: ela está realmente grávida? Se estiver, pode mais uma vez ter um filho de Jaime e usar outro camarada pra assumir a paternidade, como fez a vida toda. A gravidez era um golpe pra prender Jaime e chocar Tyrion, pode tentar engravidar de Euron pra manter o futuro herdeiro no trono. Não sei qual caminho é pior.

Sonho de uma noite de inverno

E Jonerys segue sendo montado de forma estranha. A sétima tinha terminado com bons momentos entre os dois, quando Jon finalmente jura lealdade à rainha - boa cena - e a noite que passaram juntos. Daí, bom, daí eles recebem a notícia de que o Rei da Noite ta pertinho e montado em um dragão e fazem o quê? Vão dar uma volta de dragão.

Eu confesso que queria muito ver Jon montado no dragão que foi nomeado em homenagem ao seu pai, esperei por isso, mas não dessa forma. O mundo acabando e eles passeando, Jon voando igual a uma criança feliz. Dany jogando um discurso semelhante ao de Ygritte na caverna de que eles deveriam ficar ali pra sempre. Poxa, D&D! Fora as falas clichês desse momento e dragões ciumentos. Selo momento totalmente desnecessário do episódio. O shipp já não tá muito popular, ainda me fazem uma cena dessas...

~ Momentos ~

A nova abertura tá linda, realmente uma repaginada e tanto! MAS, poxa dez anos que a gente vê aquilo e cria um laço com tudo e eles mudam na última temporada? Ah gente, vai gastar dinheiro com a volta do Fantasma, se faz favor.

Theon cumpre sua promessa e salva Yara. Foi fácil demaaaaais, minha gente. Só perdoo porque já passamos por cenas semelhantes na sétima. Destaque pra cabeçada merecida que ela dá nele e para o fato de que ele vai seguir seu coração e lutar ao lado da outra família. Boa, Theon! Robb talvez te perdoasse depois dessa. Se bem que não.

Cersei contrata Bronn pra matar os irmãos com a mesma besta que Tyrion usou para matar Tywin. Só de escrever essa frase minha cabeça já dá um nó. Repare no plural: sim, os irmãos. A rainha quer o sangue de Jaime também. Pra quem sempre lutou pela família e pelo legado, como o pai, Cersei está me saindo um tanto insana com essa ideia. Qyburn chama o plano de poético. Quero nem ver.

Agora o AUGE do episódio foi a morte de Ned Umber pelas mãos do Rei da Noite. A assinatura do exército, a simbologia me levou direto ao primeiro episódio de Game Of Thrones. Valeu o susto, valeu a referência. Isso é GOT, é por isso que tudo tá acontecendo, gente! #vemreidanoite. Detalhe pra quanto esse símbolo lembra o brasão Targaryen.

Veredito

Olha, amigos, confesso que me emocionei com várias cenas e também fiquei pistola com muita coisa. Minhas reações configuram o que eu já esperava desse primeiro episódio: uma salada de erros e pequenos acertos. Winterfell já entregou muita coisa que esperávamos ver logo de cara, talvez não do modo como gostaríamos. Foi um episódio ok, esperamos um segundo mais consistente. Inclusive, o teaser promete, se liga:

Nos vemos no próximo dominGot!


Tags

got, séries, Game of Thrones