Loja

Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E03

Eu precisei de alguns dias pra processar e criticar com racionalidade. Reassisti o episódio duas vezes. A análise mais esperada desde o primeiro episódio da série tá chegando. Vem, vamos sofrer e teorizar juntos!


• 8 mins de leitura
Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E03

NOT TODAY!

Gente, o hype para esse episódio foi o maior que já presenciei e eu já esperava a experiência televisiva de uma vida. Consegui sobreviver sem spoilers e já acordei no domingo com a pressão baixa.

Eu precisei de alguns dias pra processar e criticar com racionalidade. Reassisti o episódio duas vezes. A análise mais esperada desde o primeiro episódio da série tá chegando. Vem, vamos sofrer e teorizar juntos!


Longa Noite

Meus amigos, passar o dia tranquilamente foi impossível. Eu tinha quase minha lista da Arya inversa: repetindo os nomes que eu queria que sobrevivessem. Confesso que esperava muitas mortes, muito mais do que realmente aconteceram. Mas vamos com calma!

Anoiteceu em Winterfell e claro que uma batalha contra o Rei Noite seria na escuridão. E que escuridão! Começar tudo com a visão do Sam foi o início de toda a tensão que o episódio carregaria até seu clímax. Uma hora e vinte e dois minutos que me pareceram só 22 minutos mesmo.

As tomadas silenciosas, os personagens vivendo os momentos de expectativa enquanto nada se via no horizonte. A tensão crescente foi de deixar qualquer um com náuseas de nervoso. Não houveram palavras durante minutos e quando Melisandre finalmente chegou, a gente sabe que o bicho vai pegar.

Destaque absoluto para o visual da cena em que ela acende as espadas do exército dothraki! Que cena bonita de ver, que jeito encantador de abrir o episódio. Infelizmente, logo em seguida esse exército avança e as luzes são apagadas em cerca de segundos. A euforia estoura como uma bolha de sabão e percebemos que essa batalha tende a ser fantástica. Um exército foi dizimado em menos de um minuto.

Logo, percebemos o detalhamento do plano: Jonerys por conta do Rei da Noite, todo mundo por conta dos mortos. Daenerys não consegue ficar parada vendo seu povo sendo massacrado. E aí? Dragões no céu.

Bravos Soldados

Quando vemos aquele "mar" de mortos avançando e chegando até as trincheiras, já pensamos: é impossível vencer! Longe do plano original, Jon e Dany não veem o sinal para colocar fogo naquele caminho e mais uma vez Melisandre salva a pele de todos - pelo menos temporariamente - e usa o poder do Senhor da Luz para acender o arco de fogo em volta do castelo.

Toda calmaria e pequena vitória do episódio era logo massacrada. Os mortos se jogaram e abafaram o fogo, em pouco tempo vemos nossos personagens começando a cair. Edd Doloroso se sacrifica e salva Sam </3

A partir daí começaram a pipocar cenas em que víamos Jaime, Thormund, Brienne e outros em momentos que dificilmente sairiam vivos. Nas primeiras vezes, eu gritava por medo de ver suas mortes. Por fim, já sabia que a série estava só mexendo com a gente de um jeito quase leviano. Desagradou.

Vimos os imaculados com medo, recuando e sabíamos que um exército desses abatido era sinal de que a vitória seria muito improvável. Verme Cinzento escapou, mas aqueles capacetes nos enganaram muito, viu?

Sandor Clegane paralisado com medo do fogo. O único gatilho para levá-lo à luta foi ver Arya lutando incansavelmente. A garota abateu sozinha MUITOS mortos-vivos. Para admiração de Davos e Berric. O Cão e a garota se defenderam em inúmeros momentos ♥

Berric Dondarion cumpriu seu propósito após numerosas ressuscitações: sacrificou-se para salvar quem derrotaria o Rei da Noite. Cena memorável dele de pé guardando o pórtico e a emoção de Arya com essa entrega foi de arrepiar.

Lyanna Fucking Mormont! Que garotinha maravilhosa, corajosa e que caiu simbolicamente levando um gigante consigo. Vibrei muito com a cena e dou muito mérito à atriz.

Perdemos Jorah. Eu apostava que perderíamos Davos antes e errei feio. O nosso Ândalo caiu em batalha salvando sua khaleesi, bem do jeito que acredito que ele esperava. Foi uma cena bem bonita de ver e o sofrimento de Daenerys perdendo seu mais antigo confidente foi tocante. Drogon consolando a mamãe foi até fofo.

Precisamos falar sobre Theon Greyjoy. Por motivos desconhecidos esse foi o momento que mais me tocou, chorei compulsivamente mesmo já tendo a certeza de que ele morreria nesse episódio. Theon se redimiu, voltou a ser ele mesmo e estava em casa para morrer protegendo a família que o acolheu e o castelo que foi sua casa. Quando Bran diz que ele é um bom homem e o agradece... gente, sem palavras.

Fire and Blood

Dragões coadjuvantes? Sim, e muito. A relevância das feras no início da batalha foi incontestável, queimaram muitos mortos. Mas em meio à tempestade, Daenerys e Jon mal se enxergavam e voaram em círculos durante muito tempo. As tomadas no céu com a lua ao fundo foram bonitas, mas não tão necessárias, né?

Vale o destaque para o embate entre os três dragões, emocionante! Pensei que ali Drogon ou Rhaegal poderiam rodar, vê-los feridos e ver Viserion com fogo saindo pelos ferimentos foi muuuuito legal.

Outra cena interessante envolvendo os filhos da Dany: os mortos subindo em Drogon, tentando dilacerá-lo. O dragão alça voo e os mortos chovem. Meus amigos, espetacular! Detalhe para o cuidado de vermos a queda deles mesmo da perspectiva de Jon em outro quadro. Gostei demais desse momento.

Rei da Noite levou um dracarys e riu na cara do perigo. Jon Snow correu pra tentar matá-lo e pareceu mudar de ideia no meio do caminho. Não entendi foi nada. Inclusive, Jon me pareceu solto e desnorteado durante o episódio inteiro. Gritar com o dragão??? E ficar tentando matá-lo sozinho no interior do castelo não me pareceram ações muito inteligentes. Mal vi ele empunhando Garralonga. Daenerys honrou pegando na espada e fazendo o que podia ali no chão.

Já estamos nas criptas

O hype dessas criptas, cara. Falou-se desse maldito lugar até o esgotamento nos últimos episódios, elas ganharam destaque em todos os trailers e até na abertura. Muitas teorias circularam e eu torcia pra que fossem delírio. Não foram.

Os mortos mais "frescos" das criptas se levantaram, eu sinceramente só reconheci o Meistre Luwin. Foi uma cena forte de acompanhar, só que meio que pra enfeitar, sem muita importância pro desenrolar do episódio. Pouco a comentar aqui, mal explorado.

Momento Sansa e Tyrion: só aplaudo. Eles se respeitam, viveram momentos importantes de suas vidas e sempre protagonizam boas cenas juntos. Quando eles puxaram suas adagas e Tyrion beijou a mão de Sansa meu coração deu um salto: será que eles vão se matar? Mas não foi o caso.

Ah e Missandei defendendo Daenerys, não esperava nada diferente.

"Not today"

Minha gente... MINHA GENTE! O reencontro entre Arya e Melisandre prometia e de fato desde o primeiro olhar em Winterfell eu sabia que tinha coisa ali. As referências do primeiro encontro dessas duas monstras salvadoras da pátria e da bunda de todo mundo nessa batalha foram jogadas na nossa cara.

O diálogo foi incrível. A citação de Syrio Forel, a determinação de Arya em ir atrás do irmão ~o que até então não sabíamos. A gente só fica acompanhando.

E aí que o Rei da Noite chega no bosque e anda lentamente até Bran, seguido de perto por seus generais gelados. E quando eu digo, lentamente, to querendo dizer len-ta-men-te e um olhar foi tão longo que deu pra morrer e voltar umas duas vezes. A gente só repara em um ventinho no cabelo de um white walker e ó...

A concretização dos treinamentos de uma vida! Quando vi Arya Stark saltando sobre o Rei da Noite: todas as frases repetidas por ela no primeiro livro passaram como flashs na minha cabeça. Silenciosa como as sombras, fluida como a água, rápida como o vento. Enfim!  Ela quase conseguiu pegar o vilão de surpresa, mas no último instante o Rei da Noite se vira eu já surtei: ARYA MORRE AGORA! Mas não, ela repetiu um movimento semelhante ao da cena com Brienne na temporada anterior e eliminou o sujeito.

Lentamente seus generais, seu dragão e todos os mortos-vivos caem. A batalha termina. Brandon Stark apenas sorri.

Eu vi muitas críticas relacionadas à legitimidade desse momento. Eu acredito que Arya tem sim capacidade pra chegar lá como chegou, dar exatamente o golpe que deu. Haviam formas mais interessantes? Sim. Ela poderia usar outro rosto ou outras diversas teorias interessantes. Mas a surpresa da cena foi fantástica e eu realmente curti muito esse desfecho.

Veredito

Alguns fatos importantes:
- Daenerys perdeu um exército inteiro e boa parte de outro, mas ainda tem dois dragões adultos.
- Temos todos os Starks vivos e plenos, o que significa muita coisa!
- Foram poucas perdas de personagens importantes, o que me deixou um pouco decepcionada.
- Achei bacana vermos os mortos conhecidos abrindo seus olhos azuis.

Um parêntese para falar do quão escuro foi o episódio e que houveram vários relatos da baixa qualidade da imagem veiculada pela HBO. Lá em casa tava pixelado e super escuro, vocês tiveram essa impressão também?

Bran ficou horas wargando corvos e o que mais? Me pareceu muito um artifício do roteiro nos fazer ficar imaginando o que ele estaria aprontando e se ele seria quem resolveria toda a questão envolvendo o Rei da Noite. Recado final pro Corvo de Três Olhos: obrigado por nada.

O fato de Jon Snow e Daenerys não terem sido o centro das atenções me deixou bem satisfeita. Tryion e Sansa roubaram a cena nas criptas, desde o momento em que ela entra e apenas com o olha transmite a derrota. O momento em que Arya entrega a arma a irmã e diz "Ataque com a ponta afiada." MEU DEUS DO CÉU!

Sobre Melisandre, nenhuma boa ação apaga o fato de ela ter queimado uma garotinha e tantas outras pessoas. Mas vamos admitir que mulher fez muito nessa batalha. Absurdamente poderosa e decisiva para a vitória. Se redimiu, teve suas energias esgotadas e se entregou à morte sob os olhos atentos de Sor Davos.

Achei o nível de tensão do episódio perfeito! Trilha sonora sempre impecável. Infelizmente a resolução do plot gigante da temporada e de todo o marketing de Game Of Thrones parece ter sido resolvido por Arya. Aliás, Azor Ahai? Não sei o que pensar. O que me coloca em uma análise lógica: tudo que apareceu em termos de teaser e fotos foi material sobre a chamada "Grande Guerra", não vimos um material sequer do que viria depois. Faz total sentido, claro. Mas pensemos: Cersei é mais perigosa que o Rei da Noite? Ô roteiristas, não sei o que aprontaram, mas o Trono de Ferro se torna o centro das atenções de novo. Quem senta? Veremos o desenrolar de Jon Aegon Targaryen e sua amada Daenerys Mãe de Dragões Targaryen.

Em geral achei o episódio muito bom, me provocou todas as sensações que eu esperava: euforia, choro, desespero, medo, emoções das mais diversas. Os problemas não estragaram o bom trabalho do episódio como um todo.

Acredito eu que o próximo episódio será morno, no nível dos dois primeiros. Não deixo de estar ansiosa, afinal, agora só faltam três e não estou pronta pra me despedir de Game Of Thrones.


Tags

got, Game of Thrones, séries