Loja

Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E04

A série do milênio está morta? Essa foi a sensação que ficou após o controverso episódio The Last of the Starks.


• 9 mins de leitura
Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E04

A série do milênio está morta? Essa foi a sensação que ficou após o controverso episódio The Last of the Starks. A cada passo que nos aproxima do final da série, mais apreensivos ficamos com o tal "final agridoce" citado tantas vezes.

Vamos analisar o episódio 4, famoso rearranjo pós tragédia? Já adianto que a crítica está mais afiada por motivos de... Bem, vem spoiler por aí. Como sempre, te convido a sofrer comigo.


Banquete de erros legitimados

O episódio começa bem, sentimos o impacto dos mortos nas inúmeras piras que inundam a paisagem de Winterfell. Voltou à minha mente a frase de Mance Rayder: "a maior fogueira que o norte já viu." Doce cena, doce discurso que não nos prepara para a série de WTF's que vieram em seguida.

Percebemos logo de cara a solidão de Daenerys na comemoração. Tyrion se reúne ao irmão, Jon Snow está sendo ovacionado ~por fazer o que exatamente nessa batalha? A rainha tenta como pode conquistar a simpatia do povo nortenho.

E aqui, pessoal, começa uma sucessão de erros de todas as naturezas. Algo pouco visto em Game of Thrones e que deixa leitores de Gelo e Fogo sem dormir e fãs da série muito chateados. Vamos a eles!

Gendry Rivers??? Não! Rivers é sobrenome de bastardos das terras fluviais e ainda por cima reconhecidos. Gendry, nascido e criado em Porto Real seria Waters e nem isso ele é, porque nunca foi reconhecido por Robert Baratheon, então é só Gendry. Além dessa gafe, os showrunners ignoram que existem outras pessoas nas famílias além de quem a gente vê. Daenerys o legitima e entrega um castelo que ninguém sabe quem está governando, presumindo que os lordes das Terras da Tempestade vão aceitar se submeter a um estranho.

O drinking game entre Tyrion, Brienne, Jaime e Pod estava muito divertido até forçarem a questão da virgindade de Brienne. Zero relevância e o momento só serviu pra quebrar o Thormund e jogar o Jaime pra cima dela. Cena super clichê, Jaime jogando o caô: está quente aqui. Sério? Eu não desgostei de os dois ficarem juntos, o clima rolava há séculos e achei que seria uma quebra importante para Jaime.

SÓ QUE eles estragaram o personagem com um dos arcos de crescimento mais importantes da série minutos depois! Fazer Jaime voltar correndo atrás de Cersei depois de tudo e dos acontecimentos da sétima temporada me parece um grande tiro no pé. Por mais que ele use o discurso de suas falhas para relembrar Brienne que sempre fez tudo errado pela irmã, não me parece legítima essa recaída repentina. Vamos combinar que Cersei o quer morto também, Jaime vai cair de qualquer jeito. Agora Brienne implorando pra que ele ficasse me soou um tanto quanto exagerado.

Outro pequeno grande problema: Cão e Sansa. Quando se encontraram, achei que protagonizariam uma daquelas cenas memoráveis, sabe? Aí estragaram tudo mais uma vez colocando a evolução de Sansa na conta dos abusos sofridos por ela. Não, não e não. Ela aprendeu a jogar com Cersei, ela aprendeu a mentir com Mindinho e Ramsey eu não tenho condições de falar nada a respeito. Ok. Uma mulher não precisa sofrer pra amadurecer e esse tipo de diálogo é altamente perigoso e destrutivo. Não se pode colocar frases como essas que fazem refletir sobre esse tipo de clichê machista em tela.

Precisamos falar sobre Bronn, poxa. O que foi aquela entrada de: "vou matar vocês dois agora, dinheiro, aaaa, besta." Eu realmente cheguei a pensar que ele pudesse matar um dos dois. E aquele soco total e completamente desnecessário no Tyrion? Mais uma vez eles prometem castelos ignorando títulos, vassalos e tudo o mais. D&D precisam parar de tapar buracos de roteiro com promessas vazias.

Um detalhe técnico que ilustra claramente o nível de zona que a série está virando: um copo de café esquecido no set em uma cena como aquela. Sabe quando parece que eles pararam de se importar porque a popularidade segura a série? Pois é, eu to bem triste.

Rainhas loucas

Já falamos um pouco da cena de Brienne implorando para Jaime ficar, agora precisamos falar de Daenerys.

A cena entre a khaleesi e Jon Snow foi um show de horrores. Se você assiste a série, conhece a história de Daenerys e sua personalidade. Ela consegue o que quer, ela não pede nada. Ela consegue. Vê-la em desespero implorando o silêncio de Jon é algo que está a quilômetros da personalidade dela. Nunca pensei em ver isso e me deu um desgosto fora do normal. Ainda tentaram trazer um pouco da essência dela na última fala quando diz que ela deu a única alternativa possível a ele. Pelo menos Jon manteve a coerência de reconhecê-la como rainha independente de qualquer coisa. Era o mínimo. A cena também serviu pra mostrar que o parentesco não deve ficar no caminho do amor dos dois.

Falando em Daenerys, desde a sétima temporada vemos uma tentativa velada de torná-la cada vez mais intempestiva. Agora vemos o roteiro forçar uma raiva incontrolável que vai beirar a loucura em dois episódios. ~respirando fundo. Vamos lá, Dany tem uma personalidade impulsiva e por vezes se mostrou impiedosa (quando crucificou aquelas centenas de mestres de escravos, por exemplo). Ela é firme, veio do exílio sem um pingo de dignidade e conquistou exércitos. A única coisa que ela sempre quis foi voltar pra casa, quando Viserys morreu ela percebeu que só conseguiria isso se reinasse e tem buscado incansavelmente o Trono de Ferro desde então. Mesmo que seu clamor resida em seu sobrenome, os atos de Daenerys mostram que ela é uma governante e que tem sim plenas condições de ser a Rainha dos Sete Reinos. Forçar sua incompetência agora para legitimar Jon Snow é um crime contra a história da personagem.

Por outro lado, vemos uma superstimação crescente da inteligência de Cersei, algo que eu nem tinha reclamado até agora. Na séria ela é realmente mais sagaz do que nos livros, mas ainda assim caiu nas falácias do Alto Pardal e só conseguiu se ver livre em um ato de extrema crueldade. Ao que tudo indica, mais atos virão nesses dois episódios.

Quem são vocês e o que fizeram com os Stark?

Começa aqui um tópico que praticamente que SÓ tem problemas. A única parte que consigo salvar é Arya dizendo a Gendry que não é uma lady exatamente da forma como disse a Ned Stark tantos anos atrás. Essa é a Stark que parece estar com a cabeça no lugar no momento e com as costas doendo de segurar a família inteira no colo.

Sansa... Sansa! Defendi a evolução dessa garota com unhas e dentes, clamei pela inteligência dela em várias discussões e aí? Aí que ela cospe em tudo em um único episódio. No início, eu entendia a desconfiança dela em relação a Daenerys, pois nós todos sabemos que o histórico dos Stark com o Rei Louco não é feliz. Claro que haveria receio. Porém, Daenerys largou sua guerra pelo trono para ajudar os vivos, perdeu um dragão, mais da metade de seus exércitos e deu tempo para Cersei se preparar e ainda assim, Lady Stark se mostra não só desconfiada, mas ingrata.

Como Sansa pode colocar a conta da vitória apenas em Arya? Ela só conseguiu chegar até o Rei da Noite porque outras milhares de pessoas estavam lidando com as centenas de milhares de mortos lá fora. Não há como tirar o crédito de Daenerys e seus exércitos. Nem da coragem de Jon Snow que viajou meio mundo pra pedir essa ajuda, sem garantia nenhuma.

E ainda fica mais grave: Jon pede às irmãs que jurem em frente a uma Árvore Coração que não contariam o segredo que ele carrega. As duas irmãs Stark juram. Bem, todos nós sabemos que os Stark são conhecidos por sua honra e que Ned perdeu a vida por isso. Alguns minutos depois, Sansa quebra sua promessa e entrega a Tyrion o segredo de Snow. Uma incoerência desmedida e motivada por uma antipatia que não tem motivos claros pra mim. Starks demonstrando ingratidão e falhando em suas palavras são coisas que não achei que veria nunca. Mas D&D conseguiram estragar minha família preferida.

Brandon segue sabendo de tudo e não ajudando em absolutamente nada. Espero que algumas das teorias que circulam a respeito dele sejam reais, caso contrário poderia ter morrido na Batalha de Winterfell sem causar dano algum à continuidade da história.

Que fim tiveram?

Nem sei por onde começar. Acho que vou tentar o Samwell Tarly. Tudo bem ele ter quebrado os votos, tudo bem Guilly estar grávida, tudo bem ele querer ir para Monte Chifre se tornar lorde. Mas jura que o fim dele é só isso?

Os Selvagens. Pelos Sete Infernos! Nos primórdios de Westeros, a Muralha foi construída por conta da Longa Noite, para manter os white walkers afastados. Eles foram "derrotados" e durante muitos anos mal acreditou-se em sua existência. Desde então, a Patrulha da Noite se preocupava mesmo era em manter os Selvagens afastados. A Patrulha se tornou uma força de exílio (recheada de bandidos e velhos) que basicamente mantinha o Povo Livre do lado de lá.

Duas questões. Primeiro, a Patrulha da Noite acabou? Não ficou claro. Acreditam que ela seja inútil agora que o Rei da Noite se foi e os selvagens estão em bons termos com os westerosi? O plot de um personagem importante como Jon Snow durante sete temporadas vai deixar de existir e terá sua relevância jogada na lata do lixo?

Segundo, os Selvagens invadiam o sul, tentavam dominar a Muralha e passar pela Patrulha por dois motivos: suas terras não são boas, ao norte é sempre inverno (inclusive conhecidas como Terras de Sempre Inverno, tcharam) e eles não conseguiam cultivar nada. Além disso, durante os anos recentes tentavam fugir dos white walkers. Agora que ajudaram na luta pelos vivos e contam com a gratidão dos lordes do norte, poderiam muito bem povoar algumas terras ao norte perto da Muralha com a benção do atual Protetor do Norte. MAS NÃO! Eles vão voltar para as Terras de Sempre Inverno e amargar a falta de possibilidade de cultivo da terra. Jamais saberemos porquê.

Fantasma. Fiquei arrasada por Jon tê-lo abandonado. Sei que ele não se daria bem ao sul, é um lobo gigante. Sei que é simbólico Jon abandonar o lobo e seguir os dragões. Mas poxa, nem uma coçadinha na orelha?

Algumas picuinhas

1- Arya está indo para o sul matar Cersei em pessoa? Ela e Cão de Caça pela Estrada do Rei como nos velhos tempos. Ata, mas e aquela história de "a matilha sobrevive" da Sansa? Aquela preocupação com os "últimos Stark vivos"? Era só frase de efeito mesmo?

2- No início do episódio, em volta da mesa, comenta-se que a frota de Euron Greyjoy estará no caminho. Então eles "esquecem" disso indo para Pedra do Dragão e o querido Euron acerta três arpões em Rhaegal. Daenerys voava e não viu aquela quantidade de navios à frente? De repente o arpão do escorpião penetrou tão fundo? Porque na temporada anterior Drogon foi acertado, mas apenas se machucou, recuperando-se rapidinho. Ah conveniências de roteiro e a ótima mira dos Greyjoy.

3- Como será que eles tiveram certeza de que Missandei não estava morta e sim capturada? Cersei deu uma ligadinha pra Pedra do Dragão?

4- Lembra daquela neve toda em Porto Real quando Jaime foi embora? Cadê? Parece areia do deserto na cena final. O inverno tinha chegado e tal.

5- A Cersei tinha um trunfo contra Daenerys: Missandei. Aí em vez de negociar, já que ela no momento tem as vantagens, não. Vamos matá-la na frente dela e fazer ela nos matar no próximo episódio. Isso porque ela tá super inteligente, né?

6- Tyrion comentou que já sabia da gravidez de Cersei. Será que o Euron vai ligar os pontinhos e perceber que não é papai ou vão deixar mais isso pra lá?

7- Varys não me surpreendeu em nada, aquela cobrinha "bem intencionada". Agora ele ficar nesse plot de traição e insinuar que quer matar a rainha tendo essa conversa com Tyrion em plena sala do trono. Repito, NA SALA DO TRONO. Gente??? Outra coisa, ele nunca nem falou com o Jon Snow. Chamava ele praticamente de João Ninguém quando o cara chegou em Pedra do Dragão, agora admira ele loucamente a ponto de se arriscar para colocá-lo no trono? Sério? Hum.

Veredito

Pra mim esse foi o episódio mais pobre da temporada. O roteiro deixou muito a desejar, a inconsistência de inúmeros personagens para servir à trama beira ao descaso. O rumo que as coisas estão tomando não se mostra nem de perto tão interessante quanto o plot do Rei da Noite.

Infelizmente, a luta pelo trono e toda a guerra política de Game Of Thrones que tanto amamos, tem se tornado rasa e pouco intrigante. Em muitos momentos a trama se torna previsível, e quando não é acaba pecando por esquecer da própria construção histórica desse universo. A impressão que tenho é que os showrunners estão com amnésia ou estão acreditando que a popularidade é suficiente para segurar um final "polêmico". Lê-se "meio bosta".

O próximo episódio promete entregar cenas épicas. A expectativa está baixa por aqui. E você, acha que Game Of Thrones ainda tem salvação? Será que teremos o Rei da Noite de volta?  Vamos ao teaser do quinto e penúltimo episódio da série. Lembrando que penúltimos episódios têm a fama de serem os melhores quando se trata dessa série. Vamos nos iludir ou nem?


Tags

got, Game of Thrones, séries