Loja

Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E02

Depois de uma estreia que dividiu opiniões, a última temporada de Game Of Thrones segue polêmica. E o episódio A Knight Of The Seven Kingdoms inclusive vazou horas antes e se você conseguiu se desviar dos spoilers, teve sorte!


• 8 mins de leitura
Chico Rei Opina: review de Game Of Thrones S08E02

Depois de uma estreia que dividiu opiniões, a última temporada de Game Of Thrones segue polêmica. E o episódio A Knight Of The Seven Kingdoms inclusive vazou horas antes e se você conseguiu se desviar dos spoilers, teve sorte!


Depois de um primeiro episódio totalmente preparativo, tivemos um segundo cheio de pingos nos is e indicativos futuros. Seguimos na preparação para a grande batalha de Winterfell.

Tem spoiler e tem crítica, porque afinal nem só de elogio vive-se o entretenimento de alta qualidade, né não?

Encontros e Despedidas

Pois é, o episódio com vários personagens tendo bastante tempo de tela já mandou o recado: vamos perder essas pessoas. Apesar dos excessivos alívios cômicos proporcionados principalmente por Thormund e Tyrion, deu pra sentir o drama do que os aguarda no futuro.

Os irmãos Lannister se reencontraram e com toda coerência do mundo estão sendo hostilizados pelos nortenhos, afinal o sobrenome deles não significa amizade, né? O papo entre eles foi ótimo, a química entre os atores sempre foi fantástica. A análise que Tyrion faz da relação de Jaime com a irmã é precisa e deixa o Regicida quase envergonhado. Imagina se Tywin Lannister estivesse vivo, meus amigos?

Falando em Jaime, Brienne deu um passo à frente e defendeu o Lannister; aquele Jaime honrado que poucos personagens já viram de perto. Essa defesa foi suficiente pra nossa Sansa aceitá-lo e Jon Snow ficar de boas. Daenerys, nem tanto! Afinal o cara assassinou o pai dela de um jeito nada legal. Mas mesmo revoltada, achei que a Dany aceitou o Jaime permanecer ali muito rápido...

Ainda no quesito chegadas, Theon Greyjoy está de volta e traz notícias das praias ao sul. Ele veio lutar pelos vivos e a Lady de Winterfell ficou emocionada por ver seu salvador de volta vivo, e claro, vindo lutar ao lado de sua família. Teve até cena de os dois jantando juntinhos antes da batalha. Já tem nome de shipp?

Arya e Cão de Caça sempre protagonizam boas cenas, juntos então! Prato cheio. A fala dos dois aconteceu no alto das muralhas do castelo e foi interrompida pelo sentimental Beric Dondarrion. Meu palpite é que ele não dura mais do que um episódio agora que o Thoros de Myr se foi.

Samwell Tarly simbolicamente deixando a espada de sua família nas mãos do nosso querido Sor Jorah foi um momento muito delicado. Especialmente depois de todas as zoações de Edd Doloroso sobre suas habilidades. Gosto de lembrar que Sam foi o primeiro a matar um White Walker na série, tá queridos? Inclusive, belo momento a tomada de Jon, Edd e Sam nas muralhas do castelo relembrando os colegas de patrulha mortos.

Verme Cinzento e Missandei são o shipp que mais respeito atualmente. Muito doce ele querer levar a amada onde ela quisesse depois que a guerra terminar. E só porque tiveram esse momento fofo, sinto que um deles não sobrevive (ou os dois).

Jorah confessando pra Dany que ficou sentido quando descobriu que ela havia nomeado Tyrion sua mão </3 Um momento coerente do conselheiro mais antigo da khaleesi, mas ainda mais interessante foi a defesa que ele fez de Tyrion. Apesar dos erros cometidos pelo anão, ele continua brilhante e não se pode esquecer isso nunca. Viu, Sua Graça?

Falando em Jorah, o reencontro com a prima Lyanna Mormont foi breve e deixou claro que a liderança dela independe de qualquer linhagem ou diálogo. Ela é a dona da Ilha dos Ursos. Também acho que não dura muito mais não...

Contos & Cantigas

Agora precisamos falar da "rodinha de todos vamos morrer" ao redor da lareira. Os irmãos Lannister vão recebendo aos poucos vários coadjuvantes para partilhar o fogo em possivelmente sua última noite antes de terem os olhos azuis pra sempre. Vamos aos fatos:

A Brienne merece todos os aplausos e vou deixar um tópico só pra isso em breve. Aqui quero ressaltar outras partes: primeiro que ela é muito preocupada com o Pod e ele tem muita sorte de poder ter evoluído ao lado dessa guerreira da porr@! Adoro o relacionamento dos dois e vou protegê-lo. ~muito medo de eles morrerem.

Outra questão foi a historinha do Thormund pra impressionar a Bribri e sua investida: "Essa pode ser nossa última noite nesse mundo." Os olhares que ele lançou a Jaime e essa conversa que parecia uma disputa pelo coração dela observada de perto por Tyrion teve um tom de exagero que a direção não soube conter. E você, é team Jaime ou team Thormund?

Pod cantando Jenny of Oldstones, canção que fica de fundo enquanto vemos vários dos nossos queridos personagens no que parecem seus últimos momentos antes da batalha de suas vidas. No final do episódio temos a canção cantada por Florence Welch, PISA MENOS! Ouça aqui.

Sor Davos, sentirei muito sua falta. (calma, é só um palpite)

Doce criança de verão

Aparentemente não mais criança e não mais verão. Desde o primeiro episódio já sacamos o clima que a série estava criando entre Arya e Gendry. A cena em que a garota perde a virgindade foi uma das que mais dividiu opiniões em todo o episódio. Até a HBO deu um jeito de publicar um tweet pra deixar claro que Arya já tem dezoito anos. Tudo bem.

Sinceramente me pareceu muito irrelevante para a trajetória da personagem. Arya parecia justamente o exemplo de personagem que mostra que um par amoroso não é fundamental no arco de ninguém. E o modo como esse momento se desenvolveu na série me pareceu muito distante da personalidade da Arya. Não aprovei e senti cheiro de fanservice para quem torce por uma reunião Baratheon x Stark (caso Gendry seja legitimado).

Cavaleira(s) dos Sete Reinos

Foi um belo episódio pra exaltar as mulheres poderosas da série. Sentimos falta de Cersei, mas ela não cabia mesmo no plot.

No que pareceu ser um conselho de Jorah, o Ândalo, Daenerys finalmente procura Sansa para aparar essa hostilidade que paira entre as duas. Quando a rainha assume que elas lideram homens que não estão acostumados a receber ordens de mulheres, a empatia cria raiz. Eu gostei muito da postura de Sansa nesse momento e apreciei a tentativa de Dany de se aproximar da cunhada.

Um detalhe que desgostei: a khaleesi dizer que foi ao norte ajudar simplesmente porque ama Jon. Poxa, Dany! Você subiu meio mundo porque é o certo a se fazer, porque qualquer um nessa série faria isso - com a exceção de Cersei. Sim, Daenerys e Jon se amam, mas não vamos deixar que isso mude quem eles são. Tá bem, Dan e David? Tá bem.

Quando a garotinha se aproxima de Sor Davos alegando que quer lutar, meu coração derrete todo. Guilly perfeita muito lady convidando a menininha pra ajudar a "defendê-la" nas criptas. Gente, é em pequenas cenas como essa que a gente morre por Game Of Thrones também.

Mas vamos falar do auge do episódio: BRIENNE OF FUCKING TARTH! Eu vinha reclamando desde a sétima temporada que sentia falta da Brienne na série, dos momentos em que ela roubava a cena. E ver Jaime citando a frase que Bribri usou com ele no fim da sétima temporada, ah <3 e ainda por cima pedindo para servi-la no flanco da batalha liderado por ela! Um shipp desses, bicho.

Finalmente vemos todo o heroísmo de Brienne ser recompensado, tudo que essa mulher representa nessa história, seu arco desde que aparece pela primeira vez e as cenas incríveis que a envolvem. Foi mais do que emocionante ver o reconhecimento, a cena foi de arrepiar. O respeito com que os presentes trataram o momento, o fato de ter sido realizado por Jaime. Thormund citando o absurdo de mulheres não poderem ser cavaleiras. O sorriso dela no final. Brienne, você quer o mundo? Eu te dou.

Precisamos falar sobre o anão e otras cositas

O "emburrecimento" do Tyrion desde a sétima temporada me corrói! Ele sempre foi meu personagem preferido e assistir a sucessão de erros que nada tem a ver com a personalidade tem acabado comigo. Daenerys mais uma vez o rebaixa e dessa vez chega a ameaçar nomear uma outra Mão. Gente??? Eu não aguento mais ver o Tyrion cometer certos erros, mas também não aguento mais outros personagens chutando cachorro morto. Vamos ver se melhora.

Finalmente Jon Snow aka Aegon Targaryen conta pra sua amada tia quem ele verdadeiramente é. A reação de Dany: "Ata e você acredita nisso sendo que seu irmão e seu melhor amigo que tão falando? Hum kk bjs."

Me parece que a rainha logo já pensou em conspiração por parte dos nortenhos (não de Jon), porque é claro que eles não a apoiam e com sangue Stark tendo direito ao trono eles não teriam do que reclamar. O que me incomoda é a preocupação dela em competir com ele e o fato de ele não ter falado imediatamente - como fez com Sam - que ele não se importa com isso. Lógico que eles foram interrompidos pra deixar uma torta de climão pro próximo episódio. Teorias?

Destaque total para a cena em que todos estavam em volta do mapa planejando a batalha. Indescritível ver todos aqueles personagens reunidos. Poético que Theon defenda Bran, como ele mesmo disse, depois de tomar Winterfell do garoto há anos. Amo referências nesse nível, simples e que preservam a beleza da continuidade.

Achei justa a conversa entre Bran e Jaime. Realmente garoto e homem não são mais os mesmos. Não foi um perdão, mas uma constatação de que muita coisa aconteceu e de que como diz Jon Snow, pouca coisa realmente importa agora. Corvo de Três Olhos tá que tá.

Finalmente temos o objetivo do Rei da Noite descrito em palavras: ele quer a volta da Longa Noite, uma escuridão sem fim e sem seres humanos vivos. Ele vai matar o Corvo de Três Olhos primeiro, porque esse representa tudo que envolve a memória do mundo dos vivos. Como ele mesmo disse: a morte é esquecimento. Achei a explicação fraca, mas engoli. Gostaria de não ter lido os livros, me contentaria melhor com certas jogadas de roteiro. Porque essa me pareceu rasa.

Veredito

Muitos enlaces e desenlaces aconteceram. Boa parte dos acontecimentos foram necessários e provaram que estamos nos despedindo de uma boa porcentagem do elenco.

Continuamos recebendo por tabela um excesso de alívios cômicos que não soam como a antiga Game Of Thrones que nos acostumamos a curtir. Ainda temos caminhos se cruzando e consequências de antigos encontros moldando futuros relacionamentos.

Seguimos com o selo "OK" aguardando o próximo episódio que promete ser um dos mais épicos de todos os tempos. Vocês estão prontos? Porque eu não.

Segue o teaser:


Tags

got, Game of Thrones, séries