Loja

Assistidos #7

Enquanto aguarda a volta aos cinemas, o escritor Tiago Santos-Vieira maratona filmes e séries para todos os gostos em seu sofá. E traz resenhas em pílulas - quase sem spoiler - para te ajudar nas escolhas!


• 3 mins de leitura
Assistidos #7

Cruella

Ambientado na Londres pré-punk e punk... Cruella poderia muito bem ter participado da farsa dos Sex Pistols, ao lado de Malcolm Mclaren e Vivienne Westwood. Criar uma banda de mentira não seria nada para a rainha da dissimulação, inclusive a estilista o faz no filme. Aaaahhh Disney sua linda, e seus dotes em humanizar vilãs - vide Malévola e, agora, Estella, ops, Cruella (sobrenomeada De Vil, com pronúncia em francês, segundo seu capanga). Tão humana e traumatizada, a ponto de perdoarmos sua obsessão por dálmatas. Porém os dogs que roubam a cena no filme são outros: o vira-latas de Cruella e seu comparsa chihuahua-caolho-sanguinário-recheado-de-puro-ódio. E a trilha? Stones, Bowie, Blondie, Stooges e... Mano, tem Black Sabbath no filme! Melhor que isso, só a estética retrô-punk-classic-futurista-rocker-sadomasô de Emma Stone e dos que a rodeiam. O modista que habita em mim clama-o para assistir essa pérola, cerzindo, alinhavando e costurando-a feito um patch, no lado esquerdo do peito.

Luca

Aêee, a Itália ganhou a Euro 2021, Avanti Azzurra! Por que tô falando isso, nem sou descente deles!? É que precisava de um link com Luca, nova animação da Pixar/Disney. DaHora enveredarem para parte italiana do Mediterrâneo, colocando como protagonista um adolescente mezzo humano, mezzo monstro marinho. E assista dublado, OK? Mais caricato que o sotaque italiano, é a nossa entonação “Terra Nostra”, capiche!?! A propósito, sabia que o Brasil é referência em dublagem? Assim como em votação eletrônica e... Era nas campanhas de vacinação. Então corre pra ver Luca! Depois que ELE colocou arminha na mão do Zé Gotinha, e mirou no voto de papel... Vai saber que fim levará esses “dubladores comunistas”.

À Espreita do Mal

Sou chato pra caralho! Pra dar nota 7,92 (adoro decimais) num filme, então... É porque o suspense/policial saiu do lugar comum, usando fenômenos sociais com requintes de lenda urbana - esgotando com excelência a relação de proximidade, que joga o espectador dentro da tela: câmeras de celular, “filmadoras caseira”, circuitos internos de segurança etc. Reviravoltas em cima de plot twists, com aquele título em português horroroso, estilo Sessão da Tarde, que quase me fez pulá-lo na lista de sugestões. I See You virou À Espreita do Mal. Eu daria justa causa em quem fez a publicidade do filme por aqui.

The Boy

Quantas horas de terapia constavam no contrato de Jared Breeze, para protagonizar THE BOY? E quantas no do preparador de elenco? Porque para doutrinar uma criança a cometer aquelas atrocidades, frente às câmeras... Deve ter sido tão angustiante quanto praticá-las. O ponto alto é o ritmo lento, a fotografia árida, a iluminação estourada e os planos sonolentos, fazendo o espectador entender a desinteressante/solitária vida do menino - justificando seus atos (#soquenao). O ponto baixo é que... Esse filme nunca precisaria ter existido. PERTURBADOR!


Sobre o metido a resenhista: nascido na mitológica Caratinga (MG), Tiago Santos-Vieira fez voto de pobreza ao optar pelo Jornalismo (UFJF). Da miséria, passou à escravidão voluntária, trabalhando com periódicos em São Paulo (chegando a morar em um MOTEL). Foi um rasgo temporal produtivo, com publicações nas revistas Rolling Stone, Trip/TPM, Riders e no Diário de Guarulhos. Fechado esse ciclo, voltou à Terra do Nunca, vulgo Caratinga, passando uma temporada trancafiado num quarto escuro. Quando viu a luz, fora aprovado em um concurso público e estava grávido de um livro. Foi então morar em Brasília, onde, após sanguinolenta gestação, pariu o suspense Elos do Mau Agouro. Torna agora a Minas, publicando o infantil As Aventuras do Super Careca e o suspense Dança das Bestas. Siga o Autor: @santosvieiratiago


Tags

tiago santos-vieira, assistidos, cinema, filmes, séries, em casa


Escrito por

Tiago Santos-Vieira

Escritor e jornalista; é autor dos livros Dança das Bestas, Elos do Mau Agouro e As Aventuras do Super Careca. Foi colaborador das revistas Rolling Stone, Trip/TPM e é brother da Chico Rei.