Loja

Cinema em casa: aprenda a montar um ambiente ideal em 8 passos!


• 4 mins de leitura
Cinema em casa: aprenda a montar um ambiente ideal em 8 passos!

O cinema em casa acabou virando a opção mais válida para quem não quer abrir de um cineminha de jeito nenhum! Você não precisa se arrumar, gastar dinheiro com a locomoção e depois com os ingressos e a comida. Tem a opção de dar pausa para ir ao banheiro, de fazer barulho e mexer no celular sem incomodar ninguém.

Montar o cinema ideia em casa não é tão complicado quanto parece, muito menos tão caro quanto soa, viu? É bem simples, na verdade! Basta apenas o básico como uma TV com um projetor de tela, um ambiente escuro e acolhedor com lugares confortáveis para sentar e, claro, a sua comida favorita!

Então, como fazer o próprio cinema em casa? Nós da Chico Rei vamos te ensinar 8 passos que são bem fáceis de serem seguidos e são baratos, já que a intenção é ter um lugar para assistir filmes no conforto de casa! Se ficar até o final do post, você irá encontrar dicas ótimas de filmes!

1. Escolhendo a tela e o ambiente do cinema caseiro

Vamos começar com o básico e com o mais importante: equipamentos necessários! Veja todas as opções a seguir.

Projetor de tela: Caso não tenha uma TV grande para fazer o papel da tela, hoje em dia existem projetores de tela muito em conta! Desde os maiores aos bem pequenos que são ideias para serem usados dentro de casa.

um casal assistindo cinema em casa
um casal assistindo cinema em casa

Eles podem ser conectados tanto à própria TV, quanto aos celulares e notebooks. Isso ajuda muito na conexão a algum stream!

Parede branca: Um fundo branco é essencial para que o filme seja aproveitado com a sua melhor qualidade! Caso não conseguir uma tela branca, opte por projetá-la em uma parede branca e sem nenhum tipo de adorno.

2. Mantenha uma iluminação sempre escura

Para que a resolução da imagem seja aproveitada ao 100%, escolha uma iluminação própria para isso! O ideal é que a luz seja em um tom âmbar, mas quente. Assim não causará tanto contraste e não prejudicará a resolução do filme.

3. O som é uma peça fundamental

Para uma boa experiência, o som deve estar claro e possuir uma alta qualidade. A intenção do post é mostrar opções baratas e viáveis, por esse motivo não citaremos materiais próprios que isolam o barulho, já que é um recurso que acaba custando um pouco mais e é utilizado em espaços específicos como estúdios e cinemas.

Os home theaters são uma excelente opção, pois cumprem o seu papel da melhor maneira possível.

4. Lugares confortáveis não podem faltar

Conforto em primeiro lugar! Quando falamos em cinema, automaticamente pensamos naquelas poltronas super macias, não é?! Confira os pontos principais de como você pode adaptar essa experiência em casa.

pipoca no sofá o filme já vai começar
copo grande de refrigerante e um balde grande de pipoca ao lado do controle remoto da TV, sob um sofá vermelho
  • Poltronas: Não são as mesmas do cinema, mas você pode usar poltronas e espreguiçadeiras para fazer o papel! Com elas você tem uma experiência um pouco mais perto do que é o cinema.
  • Sofás: Quer mais conforto do que deitar para assistir um filme enrolado na coberta? Escolha aqueles sofás grandes e largos, assim caberá mais gente e todos ficarão juntinhos para compartilhar a noite.
  • Colchões : O colchão no chão não pode faltar! Os mais altos são perfeitos para assistir filmes no melhor conforto do mundo.
  • Puffs: Se houver mais pessoas, os puffs são uma ideia bem interessante! São individuais e darão o conforto perfeito.

5. Decoração especial

Para dar ainda mais aquele ar de cinema ao ambiente, opte por decorações específicas. Veja algumas!

  • Cortinas: As cortinas precisam ser blackout, para evitar que qualquer tipo de luz entre e estrague a experiência.
  • Objetos personalizados: Decore o lugar com elementos que remetem ao cinema como, projetores antigos, claquetes, entre outros.
  • Posters: Escolha posters dos seus filmes e séries favoritos e coloque-os nas paredes envolta!

6. O que comer numa sessão de cinema em casa?

Comida! Uma das partes mais importantes, que não deve faltar nunca. Compre guloseimas como chocolates, docinhos e pipocas! Temos um post especial onde te ensinamos as melhores receitas para se fazer em micro-ondas.

pipoca e controle remoto sob uma mesa de madeira
pipoca e controle remoto sob uma mesa de madeira

7. Se puder, reserve um quarto apenas para isso

Um quarto apenas para um cinema caseiro seria o mais ideal. Assim você teria tudo o que precisa em apenas um ambiente. O telão na parede ou o projetor, o sofá grandão e a decoração. Deixando, assim, a sala livre!

8. Dicas dos melhores filmes!

E a hora de indicar os longas mais legais chegou! Bora conhecer todos eles? Vamos separar por gêneros para facilitar a escolha do filme ideal! No Blog da Chico Rei, temos vários posts sobre esse assunto, onde você poderá encontrar muitos filmes super indicados e bons!

Confira uma pequena lista dos 5 gêneros que não podem faltar em uma noite de cinema em casa!

  1. Filmes de terror : Os longas de terror são um clássico para serem assistidos tanto em conjunto, quanto sozinho, se tiver coragem! Confira os 20 melhores filmes de terror mais pesados do cinema.

2. Filmes cult: Às vezes precisamos refletir um pouco sobre o mundo que nos rodeia e para isso esse tipo de longa é excelente. Eles farão você pensar sobre a existência humana, sobre coisas da vida e muito mais. Confira os 14 melhores filmes cult para maratonar e refletir.

3. Filmes de ficção científica: Se você é uma pessoa que curte algo mais específico que saia da nossa realidade social, esse gênero é o ideal para você! Veja essa lista de 20 filmes de ficção científica incríveis!

4. Filmes de romance: Não podem faltar de jeito nenhum, ainda mais se for assistir com uma pessoa especial. Confira os 10 títulos mais famosos na Netflix.

5. Filmes nacionais : Quando falamos em longas não podemos deixar de exaltar as nossas produções nacionais! Assista esses 5 filmes brasileiros e nos conte a sua experiência nos comentários. Temos certeza que irá se apaixonar!

Esperamos que tenha gostado desses 8 passos de como montar um cinema em casa! Não esqueça de nos contar nos comentários se deu certo. Até a próxima!


Tags

apaixonados por cinema, cinema em casa,