Loja

Chico Rei 12 anos: Como funciona nossa célula de produção em uma penitenciária?

Em fevereiro deste ano, a Chico Rei inaugurou uma célula de produção na Penitenciária masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora (MG). Conheça o projeto!


• 2 mins de leitura
Chico Rei 12 anos: Como funciona nossa célula de produção em uma penitenciária?

Camisetas podem significar muita coisa. Inclusive liberdade.

Em fevereiro deste ano, tivemos o orgulho de inaugurar uma célula de produção na Penitenciária masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires, em nossa terra, Juiz de Fora (MG). E contamos a novidade para vocês com o seguinte vídeo:

Através do trabalho, os presos têm a possibilidade de ressocialização, retomada da autoestima e cada três dias trabalhados na penitenciária correspondem a um dia de remição da pena.

Além disso, o valor que os presos ganham pelo trabalho é dividido em três percentuais:

  • 25% são destinados à conta pecúlio (uma espécie de conta-poupança judicial acessada quando ganharem a liberdade);
  • 50% são destinados à assistência familiar ou pessoal (diminuindo os impactos causados pela ausência de um provedor da família);
  • 25% ficam com o Estado.

Os presos que têm a oportunidade laboral são selecionados pela Comissão Técnica de Classificação da Unidade.

Nosso primeiro passo foi a reforma do galpão que ocupamos hoje. Tem paredes pintadas, iluminação adequada, um grafite bem lindo que remete à natureza, equipamentos novinhos em folha e tudo isso somado resulta no ingrediente fundamental: a dignidade de quem agora faz parte da nossa equipe. Também oferecemos oficinas de costura e capacitação para que o time da Ariosvaldo começasse a alinhavar uma história mais bonita.

De acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional em seu levantamento mais recente (de junho de 2017), o quantitativo de pessoas privadas de liberdade no Brasil correspondia a mais de 726 mil. Nesse período, havia uma carência superior a 300 mil vagas em todo o sistema penitenciário brasileiro. Minas Gerais ocupava a segunda posição entre os estados com mais presos no país, ficando atrás de São Paulo apenas. O relatório aponta que “a atividade laboral influencia positivamente na saúde psíquica e física do custodiado, desta forma a possibilidade de trabalho deve ser ofertada sempre que possível”.

A camiseta Chico Rei significa liberdade. Mais do que nunca, sentimos que estamos honrando o nome de nossa marca, o de um escravo que conquistou a própria liberdade e a de seu povo.

Clique aqui para conhecer detalhes do nosso projeto na Penitenciária masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires


Conheça a fantástica história de Chico Rei!


Tags

aniversário, aniversário chico rei, Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, penitenciaria, liberdade, produção


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.