Loja

Chico Rei 12 anos: Como estamos enfrentando a pandemia de coronavírus?

A Chico Rei é feita de pessoas para pessoas, desde o nascimento. Não poderíamos deixar de assumir papel ativo para protegê-las durante a pandemia. Confira como estamos agindo.


• 4 mins de leitura
Chico Rei 12 anos: Como estamos enfrentando a pandemia de coronavírus?

São tempos difíceis, de grande desafio para todos e todas nós. A pandemia de coronavírus exige adequação.

A Chico Rei é, desde o berço, feita de pessoas para pessoas. Em momento de risco singular, precisamos assumir papel ativo para protegê-las de forma eficaz. Isso vale para as quase cem pessoas que trabalham por aqui, para você nosso cliente, fornecedores, parceiros e todas as outras que alcançamos, direta ou indiretamente.

Produção e doação de máscaras

O isolamento social é a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas o uso de máscaras se tornou uma importante arma de prevenção, principalmente em países como o Brasil, onde parte significativa da população não tem saneamento básico, condições adequadas de saúde e higiene, acesso à informação ou nem mesmo um lar para se abrigar.

Aproveitando nosso conhecimento na produção de artigos de vestuário, ingressamos na corrente da reconversão industrial. Colocamos a bagagem adquirida nestes doze anos aos serviços do nosso entorno. Desde março, estamos produzindo máscaras para a prevenção do contágio pelo coronavírus. Essa foi mais uma forma que encontramos de contribuir efetivamente com nosso entorno.

Os equipamentos são produzidos pela Chico Rei a partir de uma rede de pequenos produtores caseiros, pessoas que possuem negócios de confecção e estamparia em seus lares. São maridos, mulheres, filhos e filhas que trabalham e moram juntos, que precisam, mais do que nunca, dessa força para a manutenção do seu sustento.

View this post on Instagram

Já são 100 mil máscaras fabricadas e doadas na batalha contra a Covid-19! 😷 ⠀ Há cerca de 2 meses, a Chico Rei se engajou na luta mundial contra a pandemia de coronavírus. ⠀ Hoje, temos a alegria de compartilhar esse marco bacana, que só foi conquistado graças a você, que apoia nosso trabalho todos os dias. ⠀ E tem mais coisa boa: juntamos forças com o querido @tiagoiorc no lançamento da camiseta Ame Tudo Que Puder, que possibilita a produção e a doação de 20 máscaras a cada peça vendida. Você encontra essa camiseta rolando nosso feed um pouquinho pra baixo! ⠀ Seguimos rumo a mais 100 mil máscaras nessa conta cheia de força, amor, carinho e gratidão! Vamos juntos?

A post shared by Chico Rei (@chicorei) on

A produção é toda voltada para atender à demanda de doação para órgãos públicos, pessoas em situação de risco e empresas que necessitam do material com urgência. Já passamos de 100 mil máscaras distribuídas para o Sistema Prisional Mineiro, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Juiz de Fora, a Polícia Militar, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), outras dezenas de instituições de Juiz de Fora, prefeituras de cidades vizinhas e diversas comunidades que as receberam através de lideranças locais.

Recentemente, o músico Tiago Iorc deu uma moral danada para a gente nessa missão. Lançamos em parceria com ele a camiseta Ame Tudo Que Puder, em comemoração ao primeiro aniversário do álbum Reconstrução. Toda a renda da venda é revertida para a produção e a doação de máscaras.

View this post on Instagram

Um bilhete do @tiagoiorc pra você, em forma de camiseta! Comemorando um ano de lançamento do álbum Reconstrução, o queridíssimo Tiago Iorc apresenta a camiseta Ame Tudo Que Puder, uma parceria solidária com a Chico Rei. É tempo de esperar a chuva passar pra tudo recomeçar! Toda a renda da venda é direcionada para fabricação e distribuição de máscaras para a batalha contra a Covid-19 no Brasil. Esses equipamentos de proteção individual são importantíssimos na guerra contra a disseminação do coronavírus. As máscaras são produzidas pela Chico Rei a partir de uma rede de pequenos produtores caseiros, pessoas que estão sendo severamente afetadas pelo momento e que possuem negócios de confecção e estamparia em seus lares. A distribuição desses artigos é feita para hospitais, entidades e órgãos que necessitam deles com urgência. Cada camiseta vendida possibilita a doação de 20 máscaras 😷 para quem precisa! Vem com a gente nessa luta. Vai passar e tudo vai recomeçar!

A post shared by Chico Rei (@chicorei) on

Esquema de trabalho

Desde o dia 16 de março, todos os membros do nosso time que conseguem exercer suas funções de casa estão fazendo isso. E assim continuarão até que a situação esteja totalmente controlada e a pandemia não ofereça mais riscos. Tudo está funcionando muito bem e não temos motivo algum para querer acelerar as coisas.

Quanto aos setores produtivos, desde o mesmo dia 16 de março há um modelo especial de funcionamento em voga para que não haja riscos de contágio. Seguimos todos os cuidados recomendados por entidades nacionais e mundiais da área de saúde, como: quantidade reduzida de pessoas em um mesmo ambiente, distanciamento maior entre elas, uso obrigatório de máscaras, lavagem das mãos com frequência, álcool em gel em abundância e monitoramento diário de sintomas. Alteramos horários para evitar aglomerações e restringimos a entrada em nosso prédio em quase 100% do fluxo externo.  Promovemos também a orientação dos funcionários quanto aos cuidados necessários, seja no trabalho ou em suas casas, e sobre a importância do isolamento social. E fornecemos transporte particular para garantir que eles estejam em segurança também em suas rotas.

Internamente, nos organizamos para que pessoas que moram juntas e trabalham com a gente se distribuam em funções temporárias. Assim, todo o nosso serviço de logística segue em funcionamento, com algumas necessárias adaptações. Nossa loja de fábrica foi fechada, suspendemos as retiradas de pedidos por tempo indeterminado e reduzimos nosso valor mínimo para frete grátis para todo o Brasil, para que nossos clientes sejam desencorajados a saírem de suas casas.

Conteúdo especial

Outra forma que encontramos de incentivar as pessoas a ficarem em casa neste momento foi a produção de conteúdo especial em nossas plataformas digitais.

Reorganizamos todo o nosso planejamento, fizemos uma força-tarefa entre nossa equipe e temos desenvolvido coisas diferentes durante esses meses para tentar levar calma, entretenimento e conhecimento para nosso público. Seguem alguns dos conteúdos especiais que já rolaram por aqui:

Bandas novas para ouvir durante a quarentena

Dia Mundial de Higienização das Mãos - aprenda a lavar as suas com o Mãozinha

Indicações pra ler on-line e de graça!

Dia do Disco: 9 grandes álbuns gravados em casa

Um viva à Ciência e aos profissionais que atuam no combate à Covid-19! E um dedo de prosa com um casal de pesquisadores!

Para Galileu

A arte e a criatividade sempre foram válvulas de escape em tempos de crise. Não será diferente desta vez.


Tags

aniversário, aniversário chico rei, pandemia, mascaras, coronavírus


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.