Loja

Chico Rei 12 anos: Como estamos enfrentando a pandemia de coronavírus?

A Chico Rei é feita de pessoas para pessoas, desde o nascimento. Não poderíamos deixar de assumir papel ativo para protegê-las durante a pandemia. Confira como estamos agindo.


• 4 mins de leitura
Chico Rei 12 anos: Como estamos enfrentando a pandemia de coronavírus?

São tempos difíceis, de grande desafio para todos e todas nós. A pandemia de coronavírus exige adequação.

A Chico Rei é, desde o berço, feita de pessoas para pessoas. Em momento de risco singular, precisamos assumir papel ativo para protegê-las de forma eficaz. Isso vale para as quase cem pessoas que trabalham por aqui, para você nosso cliente, fornecedores, parceiros e todas as outras que alcançamos, direta ou indiretamente.

Produção e doação de máscaras

O isolamento social é a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas o uso de máscaras se tornou uma importante arma de prevenção, principalmente em países como o Brasil, onde parte significativa da população não tem saneamento básico, condições adequadas de saúde e higiene, acesso à informação ou nem mesmo um lar para se abrigar.

Aproveitando nosso conhecimento na produção de artigos de vestuário, ingressamos na corrente da reconversão industrial. Colocamos a bagagem adquirida nestes doze anos aos serviços do nosso entorno. Desde março, estamos produzindo máscaras para a prevenção do contágio pelo coronavírus. Essa foi mais uma forma que encontramos de contribuir efetivamente com nosso entorno.

Os equipamentos são produzidos pela Chico Rei a partir de uma rede de pequenos produtores caseiros, pessoas que possuem negócios de confecção e estamparia em seus lares. São maridos, mulheres, filhos e filhas que trabalham e moram juntos, que precisam, mais do que nunca, dessa força para a manutenção do seu sustento.

View this post on Instagram

Já são 100 mil máscaras fabricadas e doadas na batalha contra a Covid-19! 😷 ⠀ Há cerca de 2 meses, a Chico Rei se engajou na luta mundial contra a pandemia de coronavírus. ⠀ Hoje, temos a alegria de compartilhar esse marco bacana, que só foi conquistado graças a você, que apoia nosso trabalho todos os dias. ⠀ E tem mais coisa boa: juntamos forças com o querido @tiagoiorc no lançamento da camiseta Ame Tudo Que Puder, que possibilita a produção e a doação de 20 máscaras a cada peça vendida. Você encontra essa camiseta rolando nosso feed um pouquinho pra baixo! ⠀ Seguimos rumo a mais 100 mil máscaras nessa conta cheia de força, amor, carinho e gratidão! Vamos juntos?

A post shared by Chico Rei (@chicorei) on

A produção é toda voltada para atender à demanda de doação para órgãos públicos, pessoas em situação de risco e empresas que necessitam do material com urgência. Já passamos de 100 mil máscaras distribuídas para o Sistema Prisional Mineiro, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Juiz de Fora, a Polícia Militar, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), outras dezenas de instituições de Juiz de Fora, prefeituras de cidades vizinhas e diversas comunidades que as receberam através de lideranças locais.

Recentemente, o músico Tiago Iorc deu uma moral danada para a gente nessa missão. Lançamos em parceria com ele a camiseta Ame Tudo Que Puder, em comemoração ao primeiro aniversário do álbum Reconstrução. Toda a renda da venda é revertida para a produção e a doação de máscaras.

View this post on Instagram

Um bilhete do @tiagoiorc pra você, em forma de camiseta! Comemorando um ano de lançamento do álbum Reconstrução, o queridíssimo Tiago Iorc apresenta a camiseta Ame Tudo Que Puder, uma parceria solidária com a Chico Rei. É tempo de esperar a chuva passar pra tudo recomeçar! Toda a renda da venda é direcionada para fabricação e distribuição de máscaras para a batalha contra a Covid-19 no Brasil. Esses equipamentos de proteção individual são importantíssimos na guerra contra a disseminação do coronavírus. As máscaras são produzidas pela Chico Rei a partir de uma rede de pequenos produtores caseiros, pessoas que estão sendo severamente afetadas pelo momento e que possuem negócios de confecção e estamparia em seus lares. A distribuição desses artigos é feita para hospitais, entidades e órgãos que necessitam deles com urgência. Cada camiseta vendida possibilita a doação de 20 máscaras 😷 para quem precisa! Vem com a gente nessa luta. Vai passar e tudo vai recomeçar!

A post shared by Chico Rei (@chicorei) on

Esquema de trabalho

Desde o dia 16 de março, todos os membros do nosso time que conseguem exercer suas funções de casa estão fazendo isso. E assim continuarão até que a situação esteja totalmente controlada e a pandemia não ofereça mais riscos. Tudo está funcionando muito bem e não temos motivo algum para querer acelerar as coisas.

Quanto aos setores produtivos, desde o mesmo dia 16 de março há um modelo especial de funcionamento em voga para que não haja riscos de contágio. Seguimos todos os cuidados recomendados por entidades nacionais e mundiais da área de saúde, como: quantidade reduzida de pessoas em um mesmo ambiente, distanciamento maior entre elas, uso obrigatório de máscaras, lavagem das mãos com frequência, álcool em gel em abundância e monitoramento diário de sintomas. Alteramos horários para evitar aglomerações e restringimos a entrada em nosso prédio em quase 100% do fluxo externo.  Promovemos também a orientação dos funcionários quanto aos cuidados necessários, seja no trabalho ou em suas casas, e sobre a importância do isolamento social. E fornecemos transporte particular para garantir que eles estejam em segurança também em suas rotas.

Internamente, nos organizamos para que pessoas que moram juntas e trabalham com a gente se distribuam em funções temporárias. Assim, todo o nosso serviço de logística segue em funcionamento, com algumas necessárias adaptações. Nossa loja de fábrica foi fechada, suspendemos as retiradas de pedidos por tempo indeterminado e reduzimos nosso valor mínimo para frete grátis para todo o Brasil, para que nossos clientes sejam desencorajados a saírem de suas casas.

Conteúdo especial

Outra forma que encontramos de incentivar as pessoas a ficarem em casa neste momento foi a produção de conteúdo especial em nossas plataformas digitais.

Reorganizamos todo o nosso planejamento, fizemos uma força-tarefa entre nossa equipe e temos desenvolvido coisas diferentes durante esses meses para tentar levar calma, entretenimento e conhecimento para nosso público. Seguem alguns dos conteúdos especiais que já rolaram por aqui:

Bandas novas para ouvir durante a quarentena

Dia Mundial de Higienização das Mãos - aprenda a lavar as suas com o Mãozinha

Indicações pra ler on-line e de graça!

Dia do Disco: 9 grandes álbuns gravados em casa

Um viva à Ciência e aos profissionais que atuam no combate à Covid-19! E um dedo de prosa com um casal de pesquisadores!

Para Galileu

A arte e a criatividade sempre foram válvulas de escape em tempos de crise. Não será diferente desta vez.


Tags

aniversário, aniversário chico rei, 12 anos, pandemia, mascaras, coronavírus


Escrito por

Chico Rei

Chico Rei é uma marca que alia criatividade e tecnologia para a produção de camisetas que geram impacto social através de suas vendas.